A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), conduziu, nesta sexta-feira, (08/03), uma operação de monitoramento e fiscalização de trânsito na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul da cidade. Durante a operação, oito caminhões foram autuados por infringirem as regras da zona de máxima restrição de circulação.

Sobre esta ação, o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, ressaltou a importância destas medidas.

“Essas operações são essenciais para assegurar que nossa cidade tenha um trânsito mais seguro e eficiente. Ao autuar esses caminhões, estamos não apenas aplicando a lei, mas também protegendo a vida de todos os usuários das vias públicas. É nossa responsabilidade garantir que as regras sejam respeitadas para o bem da coletividade”, afirmou Ventilari.

A avenida Constantino Nery é uma das principais vias de Manaus e o tráfego de veículos pesados, especialmente em horários de pico, pode causar sérios transtornos. Por isso, o IMMU tem se dedicado a intensificar as fiscalizações, visando a manutenção da ordem e a fluidez do trânsito.

Para o motorista de caminhão, Carlos Aquino, a fiscalização é necessária para manter a ordem no trânsito.

“Eu sou motorista de caminhão grande, entendo a fiscalização, infelizmente eu passei nessa avenida hoje, mas agora entendi a medida de preservar a zona máxima”, disse Aquino.

Zona máxima de restrição

Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de 8 toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Autorização

A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário estabelecido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego (AET). As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na avenida Urucará, 1.180, Cachoeirinha, das 8h às 14h.

Os argumentos apresentados serão analisados pela Diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação

Foto: Divulgação / IMMU

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome