A Prefeitura de Rio Preto da Eva, cidade de quase 34 mil habitantes a cerca de 62 km de Manaus, anunciou a distribuição de kits com remédios para pacientes com suspeita ou confirmação de contágio da Covid-19. São diversos medicamentos ofertados para quem se encaixa nesses casos.
Reunião definiu itens dos kits
O prefeito Anderson Sousa e a secretária de saúde Aila Carla, participaram da reunião que definiu as fases de tratamento para pacientes com a Covid-19. O protocolo tem assinatura do prefeito, secretária de saúde, coordenadores e com o aval dos médicos do município. É importante lembrar que não existe um medicamento que seja visto como a CURA para o vírus.
O tratamento pra essa doença é baseado no controle dos sintomas e será dividido em 3 etapas:
1º Etapa (pacientes que apresentam sintomas pro Covid-19 antes de realizar o teste).
Tratamento 1 (atenção básica):
- Paracetamol ou Dipirona 500mg;
- Dexclorfeniramina xarope;
- Diclofenaco 50mg;
- Vitamina C 500mg.
2º etapa (pacientes que testam positivo para o Covid-19).
Tratamento 2 (atenção básica):
- Azitromicina 500mg;
- Ivermectina 6mg;
- Prednisona 20mg;
- Paracetamol ou Dipirona 500mg;
- AAS 100mg.
3º etapa (pacientes que evoluem pra uma forma mais grave da doença e que precisam de internação).
Tratamento 3 (hospitalar):
- Claritromicina 500mg;
- Metilprednisolona 20mg/ml;
- Enoxaparina 40mg/0,4ml;
- Cloroquina 150mg ou Hidroxicloroquina 400mg.
É importante acrescentar que além dos kits de tratamento pra Covid-19, o prefeito planeja disponibilizar suplementos vitamínicos para os idosos, afim de melhoras o sistema imunológico dos mesmos. Este grupo é tido como vulnerável ao vírus e receberá o polivitamínico em casa.
A reabertura do comércio em Rio Preto da Eva aconteceu no dia 1 de junho e uma série de medidas foram tomadas pela gestão municipal. As unidades básicas de saúde da cidade e zona rural estão equipadas com ventiladores não evasivos instalados nas cápsulas Vanessa e os kits de medicamentos citados para tratamento do vírus. A aquisição de carros, ambulâncias e outros equipamentos também fazem parte do plano estratégico do prefeito Anderson Sousa e equipe técnica da saúde.
Texto: Erlan Roberto