A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das Delegacias Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCMs), com o apoio da 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), deflagrou, na segunda-feira (11/08), mais uma fase da Operação Shamar, com foco na proteção e orientação de mulheres naquele município. A operação é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e ocorrerá durante todo o mês de agosto.
De acordo com a delegada Patrícia Santos Leão, titular da DECCM Centro-Sul, a ação em Rio Preto da Eva teve como objetivo a proteção e a orientação das mulheres. As principais atividades realizadas foram visitas às mulheres que possuem Medidas Protetivas de Urgência (MPU), com o intuito de verificar o cumprimento das determinações judiciais por parte dos agressores.
“Além disso, realizamos palestras educativas em escolas, participamos de programas de rádio local para esclarecer sobre a Lei Maria da Penha e fizemos uma visita à comunidade indígena Beija-Flor, onde realizamos uma escuta ativa na região. Na localidade, desenvolvemos um trabalho importante para entender as necessidades específicas das mulheres locais”, explicou Patrícia Leão.
Segundo a delegada, o trabalho de conscientizar a população sobre seus direitos e os principais mecanismos de proteção é fundamental. As ações educativas nas escolas e o acompanhamento das mulheres com Medidas Protetivas demonstram o caráter preventivo e protetivo da Operação Shamar, contribuindo de forma significativa para o combate à violência contra a mulher no município de Rio Preto da Eva.
“Esse é mais um compromisso da Delegacia Especializada em Crimes contra as Mulheres no combate à violência de gênero, que, neste mês, intensificará ainda mais o trabalho tanto na capital quanto no interior do Estado. A ação continuará sendo deflagrada durante toda a semana no município”, concluiu a delegada.
Participaram da operação as delegadas Patrícia Leão e Priscilla Orberg, titular e adjunta da DECCM Centro-Sul, respectivamente; Nathália Oliveira, titular da DECCM Norte/Leste; Kelene Passos, titular da DECCM Sul/Oeste, o delegado Antônio Rondon, da 36ª DIP de Rio Preto da Eva, além de policiais civis e militares, e representantes de órgãos estaduais e municipais.
FOTO: Beatriz Sampaio/PC-AM