A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 53ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus), cumpriu, nesta quarta-feira (30/07), mandado de prisão preventiva em nome de Gilberto da Silva Moreira, 42, investigado pelo homicídio de um homem de 50 anos, ocorrido na comunidade Paranã do Javali, zona rural do município. O corpo da vítima foi encontrado na terça-feira (29/07).
Conforme o delegado Ubiratan Farias, da 53ª DIP, as investigações tiveram início após a equipe ser informada de que um homem, posteriormente identificado como Gilberto, havia sido amarrado por populares e colocado dentro de uma embarcação ancorada no porto da cidade.
“Recebemos também a informação de que a vítima do homicídio estava há três dias sem dar notícias à família, o que causou estranheza. Diante disso, os familiares se dirigiram à residência da vítima, na comunidade, e encontraram vestígios de sangue no loca. Gilberto ainda estava na casa”, relatou o delegado.
De acordo com a autoridade policial, após a descoberta do crime, os moradores detiveram Gilberto, o amarraram e o levaram até o porto de Santo Antônio do Içá, onde ele foi preso em flagrante e confessou que havia se livrado do corpo ali naquela região, próximo da casa.
Equipes da Polícia Civil e da Defesa Civil se deslocaram ao local do crime para a coleta de provas. Foram apreendidos um tubo de PVC, roupas com vestígios de sangue e um facão supostamente utilizado na ação criminosa. O corpo da vítima ainda não foi encontrado e a Defesa Civil continua as buscas.
“No decorrer da terça-feira, colhemos depoimentos de testemunhas e pessoas próximas à vítima. Após as diligências e a análise do material coletado, representamos pela prisão preventiva do investigado. O mandado foi expedido na manhã de hoje pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, e a ordem judicial foi cumprida”, explicou Ubiratan.
Procedimentos
Gilberto da Silva Moreira responderá por homicídio qualificado, será submetido à audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
FOTO: Divulgação/PC-AM