A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), apreendeu, nesta sexta-feira (21/02), um adolescente, 17, por ato infracional análogo aos crimes de estupro de vulnerável, produção, armazenamento e venda de mídias contendo cenas de abuso sexual infantil, contra uma criança, de 3 anos, e dois adolescentes, de 12 e 14 anos. As vítimas são os filhos da companheira do adolescente, uma mulher de 31 anos.
Durante coletiva de imprensa, a delegada Joyce Coelho, titular da Deaai, disse que em dezembro de 2024, a equipe policial recebeu uma denúncia contendo um vídeo com abusos sexuais praticados pelo adolescente contra a criança de 3 anos, e foi possível apurar que ele produzia os materiais e os comercializava para obter recursos financeiros.
“Como nesse vídeo não escondia a identidade do adolescente, começamos a investigação e verificamos que ele mantinha um relacionamento com a mãe das vítimas. Começamos a ouvir os familiares das vítimas e soubemos que ele também abusou sexualmente da adolescente de 12 anos, que havia fugido para Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), para escapar dos abusos sexuais”, contou a delegada.
Segundo a delegada, o adolescente de 14 anos foi induzido para a prostituição pelo adolescente e estava vivendo em situação de rua. O adolescente e a companheira eram usuários de drogas e teriam viciado o outro adolescente para que ele aceitasse a prostituição.
“Em decorrência da situação, a vítima foi diagnosticada com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Diante de todos esses fatos graves, além de termos identificado que o adolescente tinha uma passagem por um ato infracional de roubo, solicitamos o mandado de busca e apreensão em nome dele”, disse a delegada.
Conforme a delegada, ao tomar conhecimento de que havia sido denunciado, o adolescente fugiu para local incerto, dificultando o cumprimento do mandado. No decorrer da investigação, ainda em dezembro, um familiar localizou a mãe das vítimas e a levou para a delegacia. Ela foi ouvida e disse que não tinha conhecimento do paradeiro do companheiro.
“No dia de hoje, a equipe policial recebeu uma denúncia referente a localização do adolescente. Ele foi encontrado na comunidade Celebridade, bairro Colônia Terra Nova, zona norte, junto a sua companheira. A mãe das vítimas será indiciada pelos mesmos crimes que o adolescente”, relatou a delegada.
Ainda de acordo com a delegada, foi decretada a internação provisória do adolescente e ele está à disposição do Juizado da Infância e Juventude Infracional.
FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM