Com o objetivo de apoiar e garantir uma fonte adicional de renda para os piscicultores de Manaus e região metropolitana, o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), iniciou as tratativas para a realização da primeira edição especial do Feirão do Pescado, que vai oferecer peixes regionais de qualidade e com preço justo.
Em reunião com organizadores do evento e piscicultores, nesta quarta-feira (30/10), foi definido que o evento acontecerá no fim de novembro, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola e no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus. A iniciativa contará com a participação de mais de 30 piscicultores e 40 feirantes que comercializam hortifrutis da agricultura familiar.
A programação foi cuidadosamente planejada para respeitar o período do seguro defeso. “A ADS está explorando alternativas para garantir a comercialização de peixes criados em tanques de piscicultura, respeitando a proibição da pesca em rios e lagos durante este período. Essa medida visa assegurar que os piscicultores possam continuar suas atividades de forma sustentável e em conformidade com as normas ambientais vigentes”, disse o engenheiro de pesca da ADS, Aprigio Mota.
Para a edição especial do Feirão do Pescado, a produção de peixes provém de pisciculturas dos municípios de Rio Preto, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Manacapuru, Iranduba e Manaus. As espécies que serão comercializadas nesta edição são o tambaqui, o pirarucu e a matrinxã.
Segundo Aprígio Mota, as condições climáticas e o período de defeso favorecem a realização do Feirão do Pescado, proporcionando apoio à piscicultura no estado. “O Feirão do Pescado já é um sucesso na semana da Páscoa, agora queremos reeditar devido ao momento atual de estiagem, que prejudicou muito a piscicultura, e ao início do período de defeso de várias espécies. A ADS traz essa edição especial para apoiar nossos piscicultores”, explicou.
A piscicultora Cândida Gonçalves, da zona rural de Manaus, destaca que esta é a primeira vez que participa da iniciativa, após ter participado de cursos e visitas técnicas promovidos pela ADS, que aprimoraram sua produção. Durante o evento, a produtora irá comercializar mais de uma tonelada de peixes.
“Através da capacitação e do acompanhamento da ADS, consegui melhorar significativamente minha criação de peixes. Antes, eu sofria muitas perdas por falta de conhecimento. Hoje, já estou vendendo minha produção e, pela primeira vez, participarei do Feirão do Pescado. Esta é uma excelente oportunidade para nós comercializarmos nosso pescado”, destacou.
FOTO: Divulgação / ADS