PF deflagra operação para combater o cultivo ilegal de maconha no AM

A ação erradicou 8 mil pés da droga em região isolada e marcada por conflitos

0
66

A Polícia Federal realizou Operação Alvorada Verde, com o objetivo de confirmar informações sobre o cultivo ilícito de maconha e combater o tráfico de drogas em áreas remotas do interior do Amazonas.

A ação teve início no dia 26/8 e ocorreu nas regiões do rio Abacaxis, em Nova Olinda do Norte/AM, e do rio Curuçá, em Maués/AM, e contou com a participação de 15 Policiais Federais. Durante a operação, foram erradicados aproximadamente 8.000 pés de maconha, encontrados em áreas de mata fechada.

As investigações tiveram início a partir de denúncias e dados de inteligência, que indicavam a existência de plantações clandestinas de maconha nas localidades. A operação teve caráter preventivo e repressivo direto, voltado à eliminação dos cultivos ilegais.

A Operação Alvorada Verde é marcada por sua importância simbólica e estratégica: trata-se da primeira ação de erradicação na região após anos, ocorrendo em uma área historicamente sensível, palco de conflitos. Além disso, foi a primeira operação com o uso do novo helicóptero da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal e com apoio da nova base de aviação da PF no estado do Amazonas.

A Polícia Federal destaca que essas atividades criminosas colocam em risco comunidades ribeirinhas, indígenas e outros grupos em situação de vulnerabilidade social que vivem nas proximidades das áreas de plantio, muitas vezes expostos a situações de violência, coação e degradação ambiental.

A operação contou com o apoio do CENSIPAM, FUNAI, ICMBio, IBAMA e a Força Nacional, cujas atuações integradas reforçam a proteção ambiental, o respeito aos direitos dos povos indígenas e o enfrentamento aos crimes praticados em áreas sensíveis da Amazônia.

A ação reforça o compromisso da Polícia Federal no enfrentamento ao tráfico de drogas e à preservação da ordem pública em regiões de difícil acesso da Amazônia. Os crimes investigados incluem tráfico de drogas, com pena de até 15 anos de prisão, além de desmatamento em terras públicas ou devolutas, cuja pena pode chegar a 4 anos.

Foto: Divulgação

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome