O Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), iniciativa criada pelo Governo do Amazonas, tem transformado a vida de diversos amazonenses. Promovendo qualidade de vida por meio de atividades esportivas, nos últimos três meses foram lançados 11 novos núcleos, alcançando 1 mil atletas de base.
“A expansão do Pelci para novos núcleos é fundamental para promover inclusão e oportunidades para a juventude. Ao levar o programa para novas áreas garantimos que mais crianças e adolescentes tenham acesso ao esporte, essa iniciativa fortalece os laços comunitários e cria um ambiente seguro para todos”, destacou o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
Entre os novos núcleos anunciados, já estão com atividades acontecendo: Campo do Tilápia, no Tarumã, Campo Vermelhão, no Mauazinho, Arena Marcelo Santos e o Campo Areal, no Zumbi.
Com inscrições previstas para novembro, estão: Quadra Poliesportiva Tatiana Gonçalves e os Complexos Poliesportivos do Viver Melhor 1ª e 2ª etapa, no Lago Azul, o Complexo Esportivo do Jesus me Deu, o Campo do Areal Andrezão e o Campo Trave Amarela, no Colônia Terra Nova, e a Quadra do Monte Sião, no Jorge Teixeira.
As atividades acontecerão de segunda a quinta-feira, com turmas matutinas e vespertinas, para jovens de 7 a 17 anos, nas mais diversas modalidades, como: futebol, futsal, basquete, vôlei, futevôlei, handebol e jiu-jitsu.
Os espaços esportivos foram entregues totalmente revitalizados entre os meses de agosto e outubro, deste ano, pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e passam a ser geridos pela Sedel, que entra com os programas, como o Pelci e RespirAR.
Além da melhoria na saúde física e mental dos participantes, as atividades oferecidas pelo Pelci também contribuem para a formação de novos atletas e os campos esportivos se tornam também espaços de esporte e lazer para comunidade.
FOTO: Alex Pazuello, Arthur Castro e Mauro Neto / Secom