O Governo do Amazonas, por meio de ações integradas, na área de segurança, coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), desenvolvidas durante o 56º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), proporcionou aos moradores e visitantes da ilha tupinambarana, um evento tranquilo durante as quatro noites de festas, três delas tendo como astros principais, Garantido e Caprichoso.

O secretário da SSP-AM, General Carlos Alberto Mansur, reforçou que toda a estratégia foi planejada durante meses. Mansur destacou que o planejamento foi colocado em prática pelas forças de segurança do Estado Estadual, com apoio de diversos órgãos, o que contribuiu para que tivéssemos baixos índices de ocorrências graves. Tudo resultado de todo esse empenho integrado.

“Estamos encerrando a terceira noite do festival, e assim como nas primeiras duas noites, tudo transcorreu dentro da normalidade, não só no Bumbódromo, mas em toda ilha. A Polícia Militar e a Polícia Civil atuaram de maneira muito integrada para manter a ordem pública no município. E o Corpo de Bombeiros teve atuação muito participativa onde foi necessário”, destacou Mansur.

CICC-L

A SSP-AM coordenou as ações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-L), instalado no Bumbódromo, onde no primeiro dia de funcionamento em Parintins, contou com a presença de mais de 50 órgãos das três esferas, Federal, Estadual e do município de Parintins.

“Isso permitiu, em melhores condições, a atuação integrada de todos os órgãos que tiveram algum tipo de entrega durante o Festival Folclórico, tornando-o mais seguro para os visitantes, bem como a população do município”, disse o Secretário Mansur.

Balanço

Durante as três noites de apresentação dos bumbás, foram registradas pela PMAM 30 prisões e pelo Corpo de Bombeiros Militar 90 atendimentos, na área interna do Bumbódromo e imediações.

No balanço da operação Parintins, a SSP -AM apresentou alguns resultados, como:

– redução em 39% nos crimes de furto

– 33% nos estelionatos;

– 88% em violência doméstica;

– 14% no número de roubos; e

– nenhum caso de homicídio ou tentativa de homicídio. 

Efetivo

Ao todo, mais de mil policiais das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros e integrantes da SSP-AM foram enviados para Parintins para reforçar o policiamento na ilha tupinambarana.

Fotos: Carlos Soares/SSP-AM e Erlon Rodrigues/PC-AM

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome