Pacientes destacam importância de mutirão de catarata realizado pelo Governo do Amazonas

Mais de 12 mil amazonenses devem ser beneficiados com cirurgias de catarata até dezembro de 2025

0
9

O mutirão de cirurgias de catarata promovido pelo Governo do Amazonas representa uma nova oportunidade na qualidade de vida para milhares de pessoas em todo o estado, entre elas, o aposentado Raimundo das Graças, 71 anos, que será beneficiado com o procedimento através do programa Opera+ Amazonas. A meta do programa é atender cerca de 12 mil pacientes até dezembro deste ano.

“Isso é uma coisa muito importante; eu vou voltar a enxergar bem. Aí vai ser uma bênção para mim e para outros que estão na espera também. Vai clarear tudo, aí eu vou poder fazer alguma coisa, principalmente, escrever”, descreveu Raimundo.

Entre as famílias beneficiadas, está também a da autônoma Joyce Valente, que acompanha a mãe no processo cirúrgico, e expressou alívio com a iniciativa. “Que ela tenha mais qualidade de vida agora com essa cirurgia; para a gente vai ser muito bom. Nós a acompanhamos de perto porque ela tem algumas dificuldades. Então, precisamos estar ali diretamente com ela; depois da cirurgia tem a expectativa que ela fique bem melhor”, relatou Joyce.

O mutirão foi lançado, na segunda-feira (20/10), pelo governador Wilson Lima. Os atendimentos começaram no Centro de Convenções Vasco Vasques, onde os pacientes passam por triagem, consulta e exame pré-operatório.

O programa Opera+ Amazonas tem ampliando o acesso à saúde e reduzindo as filas do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação, que marca o aniversário de 356 anos de Manaus, é o maior mutirão de cirurgias de catarata da história do estado.

O mutirão reforça a política estadual de ampliação dos atendimentos especializados, com uma meta de 180 cirurgias diárias, de segunda a sábado, durante três meses de intensificação.

Convocação

Os pacientes são convocados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) com mensagens enviadas via Saúde AM Digital (WhatsApp 3190-1504), que informam data, local e horário da consulta pré-operatória. Aqueles que já possuem encaminhamento médico também podem procurar uma unidade básica de saúde para serem inseridos no sistema e participar da ação.

Opera+ Amazonas

O mutirão oftalmológico é uma das principais frentes do Opera+ Amazonas, programa lançado em junho pelo governador Wilson Lima para ampliar a oferta de cirurgias eletivas em todo o estado. Desde o início de 2025, o programa já garantiu mais de 230 mil procedimentos realizados, 26,2 mil deles apenas nos últimos quatro meses. A meta global é atingir 40 mil cirurgias adicionais até dezembro.

Em relação às cirurgias oftalmológicas, o estado também registra avanços expressivos: 28.406 procedimentos de catarata foram feitos entre 2024 e julho de 2025, sendo 25.914 em Manaus, resultado do esforço de interiorização dos serviços e do fortalecimento da rede estadual.

Ações pelos 356 anos de Manaus

Durante toda a semana, em comemoração aos 356 anos de Manaus, o Governo do Amazonas promove uma série de entregas nas áreas de saúde, habitação, cidadania e infraestrutura. Além do mutirão de cirurgias de catarata, a programação prevê a renovação da frota do programa Melhor em Casa, a inauguração do novo sistema de atendimento do Hospital Platão Araújo, a entrega de mais uma unidade do CAIC TEA II e a entrega do Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Também serão realizadas a entrega de apartamentos do Amazonas Meu Lar, de nova rede de esgoto na zona sul da capital e do lançamento do Kart Pelci+, reforçando os avanços do governo em serviços públicos e qualidade de vida.

Foto: Arthur Castro /Secom

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome