No “Novembro Roxo”, mês de prevenção à prematuridade, as maternidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) estão promovendo uma série de palestras, dinâmicas e rodas de conversas, reforçando a importância dos cuidados neonatais. Entre as temáticas discutidas estão o “Método Canguru” e a amamentação, além da realização de atividades práticas, como reanimação neonatal e musicoterapia.
A programação está sendo desenvolvida nas maternidades Ana Braga, Balbina Mestrinho, Azilda da Silva Marreiro, Dona Nazira Daou, Chapot Prevost, Dr. Antenor Barbosa e Instituto da Mulher Dona Lindu. O objetivo, de acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, é orientar os futuros papais e mamães e acolher os que receberam seus bebês antes do esperado.
“Nas maternidades do Estado, o bebê prematuro recebe cuidado e acompanhamento através de uma equipe multidisciplinar, além de todo acolhimento da mãe e da família da criança. Essas atividades, neste mês de apoio à prematuridade, reforçam a dedicação integral da saúde com o bebê e sua família”, reforça a secretária.
Segundo a gerente de maternidades da SES-AM, Liseane Façanha, a prevenção da prematuridade se inicia antes mesmo da gestação, com o planejamento familiar, seguido do acompanhamento pré-natal adequado e adoção de hábitos saudáveis.
“É preciso iniciar o pré-natal logo após a confirmação da gravidez, manter uma alimentação balanceada e peso adequado, praticar exercícios físicos com acompanhamento profissional, manter as vacinas em dia e evitar o consumo de álcool, cigarros e drogas”, pontuou a gerente de Maternidades da SES-AM.
A gerente informa que seis maternidades do Estado dispõem de leitos neonatais e prestam assistência aos recém-nascidos prematuros de forma progressiva, com equipe multiprofissional para melhor assistência e desenvolvimento neuromotor dos bebês. As equipes contam com médico neonatologista, nutricionista, enfermeiro especialista em amamentação, enfermeiro neonatologista e intensivista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.
As unidades contam, também, com casas de acolhimento para as mães que estão de alta hospitalar, porém, precisam permanecer nas unidades para acompanhar os filhos prematuros que estão internados.
Programação
Como parte da programação do “Novembro Roxo”, a Maternidade Ana Braga, no bairro São José, zona leste de Manaus, vai sediar o 4º Simpósio da Prematuridade, no dia 22, reunindo especialistas para discutir os avanços no cuidado materno e neonatal.
Na Balbina Mestrinho, bairro Praça 14, zona sul, foi realizado, de 11 a 13, um ciclo de palestras com os temas amamentação e “Método Canguru”.
Na Azilda da Silva Marreiro, bairro Cidade Nova, zona norte, acontecerão palestras no dia 19, sobre cuidados maternos, neonatais e amamentação. No dia 27, tem uma aula programada de reanimação neonatal.
Na Maternidade Dona Nazira Daou, também na Cidade Nova, foi realiza uma palestra sobre o “Método Canguru”, na segunda-feira (11/11). No dia 29, a palestra tem como tema “10 Passos para o Cuidado Neonatal”, será realizada na unidade.
Na Maternidade Chapot Prevost, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste, foram ministradas palestras nos dias 6 e 9, sobre reanimação cardiopulmonar de prematuros. No dia 19, a unidade vai realizar uma roda de conversa sobre cuidados neonatais.
Na Maternidade Dr. Antenor Barbosa, bairro Alvorada, zona centro-oeste, a programação incluiu uma palestra sobre aleitamento materno, ministrada na terça-feira (12/11), além de musicoterapia, prevista para sexta-feira (15/11); e uma roda de conversa no Dia Mundial da Prematuridade, no domingo (17/11).
No Instituto da Mulher Dona Lindu, no Adrianópolis, zona centro-sul, serão realizadas massagens, ordenha manual e palestras sobre amamentação, nos dia 18 e 19.
FOTO: Divulgação/SES-AM