Mais de 1,2 mil produtores rurais de 57 municípios do estado tiveram suas produções adquiridas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. Foram mais de três mil toneladas de alimentos adquiridos dos produtores rurais, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam).
O governador Wilson Lima destaca que já foram investidos mais de R$ 12,9 milhões para a compra de produtos da agricultura familiar, desde o lançamento do edital de chamamento público do PAA do biênio 23/24, que iniciou em setembro de 2023. O edital tem vigência de 12 meses.
“A gente faz um ciclo completo porque nós compramos do pequeno produtor e com um preço mais competitivo, um preço melhor que o mercado, e por outro lado estamos ajudando aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade colocando comida de qualidade”, afirmou Wilson Lima.
Ao todo serão injetados R$ 18,1 milhões para a compra de 71 produtos entre hortifruti, produtos processados, produtos de origem e animal e pescado e/ou piscicultura, de produtores rurais de todo o estado.
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, esta ação vem fortalecendo toda a produção rural do estado. O PAA é um recurso federal para a compra de alimentos da agricultura familiar, pelo qual os produtos adquiridos são doados naquele mesmo município.
“O Governo do Amazonas já investiu mais de 8 milhões, somente no primeiro trimestre de 2024, comprando os alimentos. Nós conseguimos agora mais 10 milhões, justamente para fortalecer ainda mais essa aquisição e, também, fazer essa doação. A gente sabe que precisa atender essas pessoas que mais precisam. Essa é a determinação do governador Wilson Lima”, diz Daniel.
Beneficiado
O agricultor familiar Jonas Costas, do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), diz que vende seus produtos entre macaxeira, jerimum, melancia, banana pacovã, banana clonada e milho, para o PAA, desde 2017. “A importância desse programa, dessa ajuda que o Governo nos dá, é que a gente tem aquela certeza de plantar e que vai ter para quem vender. Com um preço justo”, fala Jonas.
Os alimentos adquiridos nos 57 municípios do estado foram doados para as instituições socioassistenciais do próprio município, para atender famílias em vulnerabilidade social e nutricional.
“Hoje, nós temos na Apae mais de 300 famílias cadastradas. Nós queremos agradecer ao governador Wilson Lima, porque, através desse programa, o recebimento destes alimentos vai nos ajudar muito em proporcionar uma alimentação mais saudável e mais nutritiva aos nossos assistidos”, ressalta a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itacoatiara, Rosilene Teles.
FOTO: Alex Pazuello/Secom e Emerson Martins/Sepror