O Núcleo de Inteligência em Segurança Escola (Nise), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, produziu um material didático, no formato de audiovisual, para intensificar a atuação nas escolas da rede estadual de ensino do interior do Amazonas. A iniciativa dá sequência ao calendário de ações de valorização da Cultura de Paz nas escolas, como forma de prevenir a prática de crimes no ambiente escolar.

As gravações do material ocorreram nesta segunda-feira (06/05), no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). O vídeo produzido conta com as principais informações sobre o núcleo e tem como objetivo levar cada vez mais as informações e atividades do Nise para as unidades da rede estadual, do interior. O material tem como público-alvo o corpo docente e discente.

Implantado pela Secretaria de Educação em abril de 2023, o Nise atua de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI) e as polícias Civil e Militar. O núcleo tem como organograma de funcionamento o recebimento das denúncias por parte da comunidade escolar, seguido pelo acolhimento da vítima, identificação do ato infracional, do autor e suas responsabilizações.

A gravação produzida, nesta segunda-feira, trouxe também os pontos norteadores de atuação do Nise, como os canais de comunicação em caso de denúncias e a tipificação de situações de bullying, cyberbullying, racismo, assédio e outras violências. Os tópicos foram debatidos por pedagogos e psicólogos, que atuam diretamente no núcleo de inteligência.

A gravação será disponibilizada enquanto material didático para as escolas do interior do estado, para ser utilizada em ações de prevenção das próprias unidades de ensino.

“Continuamos, cada vez mais, a acompanhar e prestar suporte às nossas escolas estaduais do interior, com prevenção e orientação”, destacou o diretor-geral do Nise, delegado Denis Pinho.

Entre os conteúdos apresentados no material didático, também há o enfoque no canal de comunicação destinado ao Nise nos apps “Pai Conectado” e “Diretor Conectado”, lançados no último mês de abril. Disponível no SASI, os aplicativos trazem funcionalidades que aproximam a família do ambiente escolar, além de aprimorar processos administrativos para gestores da rede estadual. Nos aplicativos, pais, alunos e gestores também podem realizar denúncias, que são recebidas diretamente pelo Nise.

Denúncias

Além dos aplicativos disponibilizados pelo Governo do Amazonas na plataforma do SASI, as denúncias destinadas ao Nise também podem ser feitas de forma anônima pela comunidade escolar por meio de canais como 181, da Secretaria de Segurança Pública, 190, da Polícia Militar, e (92) 99414-0408, do próprio Nise, além do e-mail escolasegura@educacao.am.gov.br.

Ações

O Nise atua de maneira permanente na Secretaria de Educação. Além do movimento de fortalecimento no interior do estado, também há planejado momentos de fortalecimento do núcleo nas Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) em Manaus, conforme ressaltou a coordenadora do Nise, Georgeanna Borges.

“As CDEs realizam, mensalmente, reuniões de alinhamento sobre as escolas que cada uma é responsável. A partir de agora, o Nise também acompanhará este momento, com seus representantes, divulgando e orientando”, finalizou Georgeanna.

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome