A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) apresentou, nesta quinta-feira (07/11), o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) – de janeiro a agosto de 2024 – à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A apresentação, feita pela secretária de Saúde, Nayara Maksoud, foi em Audiência Pública realizada na Comissão de Saúde e Previdência (CSP) da Casa. A secretária mostrou que os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas no setor, 22% do orçamento, vão além dos 12% exigidos por lei. Ela falou dos desafios enfrentados e as perspectivas para 2025.

A reunião contou com a presença da presidente da Comissão, deputada estadual Mayara Pinheiro (Republicanos) e integrantes, como os deputados Dr. Gomes (PSC), George Lins (UB), Delegado Péricles (PL) e Wilker Barreto (Mobiliza), além de gestores da SES-AM. Os parlamentares presentes parabenizaram a secretária por ter ido pessoalmente apresentar o balanço e pela análise das atividades da pasta.  

Nayara Maksoud destacou os principais indicadores de morbidade e mortalidade e a reorganização da rede de saúde pública na capital e no interior. Frisou que a Lei Complementar nº141/2012 prevê que os estados invistam o mínimo de 12% do orçamento na Saúde. No Amazonas, disse ela, o governador Wilson Lima reservou 22% para o setor, demonstrando responsabilidade e comprometimento com a saúde da população.

“Apresentamos aos parlamentares os trabalhos desenvolvidos e a parte financeira executada, incluindo os investimentos que são feitos. Além disso, também falamos da perspectiva para o próximo ano, com resultados concretos para a garantia e ampliação do acesso da população aos serviços de saúde”, declarou.

A deputada estadual Mayara Pinheiro pontuou a importância da apresentação do RDQA. “Esse balanço é fundamental e é notório a tecnicidade da secretária Nayara sobre o SUS (Sistema Único de Saúde), e isso é muito importante para um representante da pasta. Nós, membros da Comissão, encaminhamos algumas pontuações para a SES-AM”, declarou a parlamentar.

A secretária da SES-AM avaliou como positiva a Audiência Pública e as contribuições apresentadas pelos parlamentares para o planejamento de 2025. “Saímos da reunião com encaminhamentos que serão discutidos para o planejamento do ano que vem. O planejamento ascendente é o que faz com que a saúde pública possa se movimentar no caminho concreto e na garantia do acesso”, concluiu Nayara Maksoud.

FOTO: Evandro Seixas/SES

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome