O Amazonas é uma das Unidades da Federação que está localizada em apenas um bioma: Amazônia. Os outros Estados que estão localizados no mesmo bioma são Acre, Roraima, Amapá. Já o Ceará está localizado no Bioma Caatinga; Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, no Bioma Mata Atlântica; e o Distrito Federal no Bioma Cerrado.
No país, 963 municípios são interbiomas, ou seja, estão localizados entre dois ou mais biomas. Desses, os que estão inseridos em até três biomas são: Piripá (BA), Tremedal (BA), São João do Paraíso (MG) e Cáceres (MT).
Estas informações fazem parte dos arquivos de “Bioma Predominante por Município para Fins Estatísticos 2024 ” que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta sexta-feira, 28/6.
A área territorial do Brasil é de 8.510.417,771 km² (IBGE, 2022). Deste total, o bioma existente em maior área é a Amazônia, com 4.210.931 km² (49,5%), seguido do Cerrado com 1.984.554 km² (23,3%), Mata Atlântica com 1.107.285 km² (13,0%), Caatinga com 862.652 km² (10,1%), Pampa com 193.996 km² (2,3%) e Pantanal com 151.001 km² (1,8%).
As Unidades da Federação que apresentam os maiores percentuais de municípios interbiomas são Mato Grosso (45%), Mato Grosso do Sul (41%), São Paulo (34%), Sergipe (31%) e Rio Grande do Sul (28%).
Em valores absolutos os Estados que apresentam os maiores números de municípios interbiomas são: São Paulo (220), Minas Gerais (167), Rio Grande do Sul (141), Bahia (89) e Mato Grosso (64).
Em relação à quantidade de municípios interbiomas , a Mata Atlântica é o que está presente em maior número (3.082). Esta é seguida por Cerrado (1.434), Caatinga (1.209), Amazônia (559), Pampa (233) e Pantanal (22). A Amazônia, apesar de cobrir quase metade do território brasileiro, fica na quarta posição em termos de número de municípios.
Maioria dos municípios do país estão em áreas com bioma predominante
Com exceção do Bioma Pantanal, que tem apenas um município com bioma predominante, todos os demais tem maioria dos municípios com bioma predominante, ou seja, não são interbiomas.
No Bioma Amazônia dos 503 municípios, 435 têm bioma predominante; na Caatinga, dos 1095 municípios, 936 têm bioma predominante; no Cerrado, dos 1062 municípios, 760 têm bioma predominante; na Mata Atlântica, dos 2.741 municípios, 2.385 têm bioma predominante; no Bioma Pampa, dos 162 municípios, 92 têm bioma predominante; e no Pantanal, dos nove municípios, apenas 1 não tem bioma predominante.
Construção da nova delimitação
Para delimitação foram usados dados geoespaciais e imagens de satélites disponíveis. O trabalho faz algumas mudanças considerando as diferenças entre os limites dos municípios e os biomas.
Alguns dos ajustes realizados foram feitos em municípios que se situam onde ocorre a mudança de um bioma para o outro, como os municípios de Humberto Campos (MA), Primeira Cruz (MA), Touros (RN), Xangri-lá (RS), Sete Quedas (MS) e Porto Murtinho (MS).
Análise da área
O metro quadrado (m²) foi a unidade de cálculo usada para áreas de municípios, biomas e polígonos. Foram considerados os valores absolutos e percentuais de cada bioma nos municípios. Após isso a definição de bioma associado a cada município se deu pelo critério de predominância, considerando a área total do município.
As áreas territoriais consideradas foram aquelas com massas d´águas que banham porções terrestres e aquelas com apenas porções terrestres.
A partir da delimitação foram consideradas duas classes de municípios: a de apenas um bioma e a interbioma, que é a classe dos municípios onde ocorrem um ou mais biomas.
Apresentação de resultados
Os biomas predominantes foram apresentados com os nomes e geocódigos dos municípios existentes na malha municipal brasileira. Os arquivos de Bioma Predominante por Município para Fins Estatísticos estão disponíveis na página do IBGE, através do caminho https://ibge.gov.br, Menu, Geociências Downloads | IBGE, Infomações_ambientais, Estudos_ambientais, bioma, documentos.
Sobre os arquivos de “Bioma Predominante por Município para Fins Estatísticos”
O trabalho tem como finalidade descrever a associação entre os municípios e os biomas brasileiros, estabelecida pelo critério da predominância de área, trazendo informações técnicas e estatísticas que possam ajudar tanto no uso, quanto no entendimento dos dados.
A identificação do bioma predominante nos municípios de um país auxiliar análises que contemplem desde aspectos socioeconômicos, como características populacionais, urbanização e produção agrícola e pecuária, até ambientais, como gestão ambiental, saneamento e impactos positivos e negativos da ação antrópica sobre os biomas.
Foto: Reprodução