Monitoramento em saúde realizado na 21ª Festa da Castanha em Tefé é divulgado

Informe detalha atendimentos de saúde e reforça importância da vigilância durante eventos de grande porte

0
148

Compondo o monitoramento de eventos de massa, uma das estratégias da vigilância em saúde para promoção de saúde pública, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga, nesta segunda-feira (27/05), o Informe Epidemiológico referente ao monitoramento realizado durante a 21ª Festa da Castanha, realizada de 24 a 26 de maio, em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus).

O monitoramento foi realizado pela FVS-RCP, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). O evento reuniu participantes e trabalhadores, demandando atenção especial em termos de monitoramento de saúde pública, solicitado pela Secretaria Municipal de Saúde do município.

Por meio do monitoramento epidemiológico, é possível identificar padrões de ocorrências de saúde e adotar medidas preventivas e corretivas. “Tais iniciativas de vigilância em saúde são fundamentais para atuação em busca de resposta ágil e eficaz a emergências de saúde pública que possam surgir durante festividades de grande porte como essa”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

O responsável pelo Planejamento, Emergência em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, destaca a importância do monitoramento de evento de massa. “Com a concentração de grandes multidões, em um espaço limitado, há potencial de riscos para a saúde pública. O monitoramento fornece dados estratégicos para prevenção de doenças e resposta eficaz a emergências de saúde”, afirma.

Foram registrados 74 atendimentos durante a festa. O informe epidemiológico apresenta o perfil dos atendimentos de saúde realizados, abrangendo o perfil do usuário (visitantes, participantes e trabalhadores do evento), distribuição por gênero e faixa etária dos atendidos, residência dos pacientes e informações sobre a evolução dos atendimentos (alta ou observação).

Além disso, o informe também apresenta dados clínicos relevantes, incluindo hipóteses diagnósticas como lesão cutânea, hipotensão arterial, hipertensão arterial, infecção intestinal, dor de cabeça e asma, bem como sinais e sintomas manifestados pelos pacientes.

FOTO: Eduardo Prado/ FVS-RCP

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome