Lançados na terça-feira (23/07) pelo governador Wilson Lima, com um investimento de R$ 12,9 milhões, 11 editais, sendo oito inéditos, na área científica devem impulsionar a pesquisa no Amazonas. Entre os novos editais está o de Apoio ao Influenciador Científico em CT&I (POP Ciência), que tem como objetivo incentivar influenciadores a disseminarem o conhecimento científico e tecnológico. Além disso, outros editais abrangem áreas como inovação, empreendedorismo de base tecnológica e bioeconomia.

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, ressaltou a importância dos novos editais para aproximar a ciência da sociedade.

“Na área de CT&I nós temos um desafio muito grande, que é o de fazer com que os resultados daquilo que é investido nas pesquisas cheguem à sociedade. Mas nós queremos muito mais que isso. É a linha que a gente chama de popularização da ciência”, enfatizou Márcia Perales.

O edital de Apoio ao Influenciador Científico em CT& integra o Programa Nacional de Popularização da Ciência, Pop Ciência, com o objetivo de desenvolver a cultura científica e estimular a prática da ciência, tecnologia e inovação para promover a inclusão e reduzir as desigualdades sociais, sistematizando as ações realizadas para cheguem a todas as regiões do estado.

A diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Kátia Torres, parabenizou a iniciativa e destacou o impacto de influenciadores científicos.

“Talvez a gente não tenha se tocado desse papel que a gente tem de influenciar pessoas. E se é para influenciar, que seja de uma forma inesperada, que seja apaixonante. Então que faça brilhar mesmo os olhos de novos pesquisadores”, afirmou a diretora.

Editais

Entre os editais inéditos lançados pelo governador Wilson Lima, a Fapeam destacou programas como Apoio a Pesquisas e Ações Estratégicas em Bioeconomia (BIO CT&I) e Inova Social: Soluções Inovadoras e Sustentáveis em Áreas Prioritárias (Proin Social), ambos visando fomentar projetos que promovam soluções inovadoras e sustentáveis para áreas prioritárias no Amazonas.

Foram também lançados editais dos programas de Apoio à Participação em Exposições Inovadoras Técnico-Científicas e Artísticas (Ciência+Art); Apoio e Inovação a Tecnologias Emergentes (Inovatec+); e Apoio à Disseminação do Conhecimento Científico, Tecnológico e Inovador no Âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu (Divulga CT&I).

Na linha de formação de recursos humanos, serão lançados os inéditos programas de Apoio à Criação de Jogos Eletrônicos (Programes) e Apoio à Pesquisa Agroprodutiva: Inovação e Sustentabilidade (PAP-Agro).

Os editais já estão disponíveis no site [www.fapeam.am.gov.br](http://www.fapeam.am.gov.br), apoiando 145 projetos de pesquisa na capital e no interior do estado.

Programa Ciência na Escola

A cerimônia marcou também o lançamento da revista comemorativa dos 20 anos do Programa Ciência na Escola (PCE). Com os investimentos da atual gestão, desde 2019 o programa viabilizou mais de 19 mil bolsas para professores e estudantes.

A iniciativa pioneira busca aproximar a ciência da educação básica, estimulando estudantes e professores a participarem de projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas.

A Fapeam lançou, ainda, o Programa Dados Abertos 3 para divulgação de informações sobre os investimentos, programas de fomento e pesquisas apoiadas pela fundação. A medida promove o acesso à informação e fortalece o Movimento Global da Ciência Aberta.

Outra novidade foi a divulgação do quarto volume do Portfólio de Investimento e Resultados de Pesquisas. O documento reúne 50 pesquisas concluídas em diversas áreas de conhecimento desenvolvidas pelo Governo do Estado.

FOTO: Roberto Carlos e Alex Pazuello/Secom

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome