Parintins/AM – Dois dias depois do Conselho Fiscal exigir o afastamento do presidente Antônio Andrade Barbosa e da Vice-Presidente Ida Silva do boi-bumbá Garantido, Antônio Andrade foi afastado do cargo na noite de sexta-feira, 23, pelo presidente do Conselho de Ética da agremiação, Gerson de Oliveira Rodrigues.
Andrade foi comunicado da decisão durante a realização do ensaio técnico do Garantido no curral Lindolfo Monteverde. O atual diretor administrativo da agremiação, Adson Silveira Buretama vai assumir a presidência.
Em documento enderaçado a Antônio Andrade, o Conselho de Ética do Boi Garantido não descreve a motivação do afastamento, no entanto, estabelece prazo de dez dias para que ele apresente a própria defesa.
Andrade disse em entrevista a uma rede de comunicação que “sua única preocupação até o momento é colocar o Boi Garantido na Arena, durante os três dias em que ocorre o festival”.
Antônio Andrade estava enfrentando críticas desde o festival de 2023, quando a agremiação do Boi Garantido teve um mau desempenho na arena motivado pela falta de pagamento dos trabalhadores, inclusive os levantadores de toada estavam sem receber seus salários. Isso acarretou em um esvaziamento de grandes profissionais da agremiação.
O agora ex-presidente do Garantido chegou a informar à Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa que este ano não colocaria o Boi na arena alegando que não teria recursos.