Divulgar e popularizar a difusão da ciência do solo e suas relações com os ecossistemas Amazônicos é o objetivo do 4ª Feira de Exposição da Coleção Permanente e da Experimentoteca de Solos do Médio Amazonas, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
A ação amparada via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (POP CT&I), ocorrerá de 20 a 24 de outubro em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), das 8h às 12h. No domingo (20/10), o evento será das 14h às 18h e na segunda-feira (21/10), das 7h às 18h.
A Feira será realizada no Museu do Solos da Amazônia, localizado na avenida Mário Andreazza, Bairro Jardim Florestal. A programação contará com palestras, visitas guiadas aos perfis didáticos de solos e a estimativa de participação é de 340 pessoas.
Para o doutor em Ciência do Solo e coordenador do evento, Luís Antônio Coutrim dos Santos, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o apoio da Fapeam é essencial para o sucesso e alcance da feira, assim como para o fortalecimento do museu como um centro de referência em estudos de solo na região.
“Com o apoio da Fundação, conseguimos montar nossas coleções permanentes de minerais, rochas e monólitos, além das experimentotecas didáticas de solos e continuamos aprimorando nossos acervos para seguirmos realizando eventos dessa magnitude, na incessante missão de popularizar e difundir conhecimentos sobre a Ciência do Solo na Amazônia”, comentou.
Solos da Amazônia
Deixar um legado positivo e duradouro, além de encantar os participantes no mundo fascinante dos solos é a expectativa do coordenador para a feira.
“Como a feira de exposição já virou um evento anual, espero que ela gere debates enriquecedores e que contribua significativamente para a educação, aumentando o conhecimento sobre a importância dos solos na região e favorecendo o aprimoramento do ensino de conteúdos de solos na educação infantil, básica e superior, além de conscientizar os estudantes do uso racional desse recurso natural indispensável à vida humana desde os primórdios da civilização”, explicou.
O evento é destinado a instituições de ensino do município, estudantes do ensino fundamental e médio, pesquisadores, professores de Ciência do Solo, Geografia e Geomorfologia de todas as regiões do país. Durante a feira, cerca de 90 docentes/pesquisadores irão visitar os perfis didáticos de solos da região onde foram coletados os monólitos. Saiba mais informações sobre o evento em: https://www.museudesolosdaamazonia.com/
Apoio da Fapeam
O evento recebe apoio da Fapeam, por meio do POP CT&I. A iniciativa apoia a realização de eventos de popularização da ciência, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2023 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/
FOTO: Samuel Rodrigues Barbosa