Imposto deve aumentar 8,1%, em média; inflação é mais baixa do que a registrada em 2021
Parece déjà vu, mas não é: o Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores (IPVA) 2023 vai ficar ainda mais caro. E o motivo não está na mudança da alíquota cobrada pelos governos estaduais, mas na hipervalorização dos carros usados e seminovos.
Antes de entender esse fenômeno, vale lembrar que o valor do IPVA é referente a uma porcentagem (que varia de 2% a 4%, conforme o estado) sobre o valor venal do carro, ou seja, o preço do usado de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Todo ano, o imposto é formado com base no valor da Fipe do mês de setembro do ano anterior.
Em uma situação normal, o tributo sobre o veículo ficaria mais barato de ano para ano, devido à desvalorização do usado. Porém, durante a pandemia, os usados hipervalorizaram. Entre 2020 e 2021, o carro usado ficou cerca de 25% mais caro, e essa inflação se refletiu no IPVA 2022. Mesmo que você não tenha trocado de carro, deve ter percebido que o valor do imposto subiu.
O cenário neste ano é um pouco diferente. A valorização sobre o carro seminovo e usado está mais baixa, mas ainda fará o proprietário pagar o tributo mais caro. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, o veículo usado acumulou uma alta de 8,1% nos últimos 12 meses.
Na prática, o que isso significa?
Tomemos como exemplo o Hyundai HB20 Vision 2020. Em setembro do ano passado, seu valor na tabela Fipe era de R$ 58.139. Considerando a alíquota para o IPVA 2022 de 4%, o dono desse veículo pagou R$ 2.325,56 de imposto.
Em setembro deste ano, porém, o preço deste mesmo veículo na Fipe era de R$ 63.674. Com a mesma alíquota de 4%, o HB20 será tributado em R$ 2.546,96, um aumento de 9,5%.
Como calcular o valor do IPVA 2023?
Para ter uma ideia de quanto será cobrado no início do próximo ano, entre no site da Fipe e consulte a tabela. Não esqueça: antes de preencher a lacuna com o modelo e ano do seu veículo, coloque “setembro/2022” como mês de referência.
Assim que descobrir o preço do carro no mês de setembro, é hora de calcular a alíquota que vai incidir sobre o valor venal. A alíquota varia conforme o estado e o tipo de veículo. Veja a seguir:
Alíquota para veículos de passeio por estado
Acre | 2% |
Alagoas | 3% |
Amazonas | 3% |
Amapá | 3% |
Bahia | 2,5% |
Ceará | 3% |
Distrito Federal | 3,5% |
Espírito Santo | 2% |
Goiás | 3,75% |
Maranhão | 2,5% |
Minas Gerais | 4% |
Mato Grosso | 3% |
Mato Grosso do Sul | 3,5% |
Pará | 2,5% |
Paraíba | 2,5% |
Paraná | 3,5% |
Pernambuco | 3% |
Piauí | 2,5% |
Rio de Janeiro | 3% |
Rio Grande do Norte | 3% |
Rio Grande do Sul | 3% |
Rondônia | 3% |
Roraima | 3% |
Santa Catarina | 2% |
Sergipe | 2,5% |
São Paulo | 4% |
Tocantins | 2% |
Com esses dados em mãos, basta calcular o imposto sobre o valor venal do veículo obtido na tabela Fipe.
Descontos
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Foto: IPVA 2023 Autoesporte
Fonte: Autoesporte/globo