Ipem leva serviço de orientação e atendimento a população e comerciantes

Equipe percorrerá feiras, mercados e postos de combustíveis

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O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) está em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para levar orientação e atendimento técnico  de forma itinerante em feiras, mercados e postos de combustíveis, a fim de fortalecer a confiança nas relações de consumo durante o período do Festival.

“Nosso objetivo é assegurar que a população de Parintins e os visitantes do Festival tenham acesso à informações claras sobre o peso e a medida dos produtos adquiridos, além de reforçar a importância da utilização correta dos instrumentos de medições”, destacou Adriano Cardoso, chefe do Departamento de Metrologia (Demel).

Segundo o gerente do posto de combustível Ipimax, Humberto Machado, a atuação do Ipem é fundamental para assegurar que, ao abastecer, o consumidor receba o produto corretamente, conforme o preço que foi pago. “Esse trabalho dá segurança, fortalece a confiança e protege quem compra e quem vende”, afirmou.

Em postos de combustíveis, por exemplo, o trabalho consiste em verificar se a bomba está medindo corretamente, além de observar os aspectos de segurança, como, vazamentos, parte elétrica, e também se as informações no visor estão claras ao consumidor. “Outro ponto importante a ser observado é se a bomba possui o selo de verificação do Inmetro, o que garante as condições de prestar um bom serviço”, explicou o chefe de fiscalização.

Fiscalização com antecedência

No mês de maio, o Ipem esteve na ilha com fiscalização e orientação, preparando o comércio para a festa. Cerca de 80 estabelecimentos receberam a equipe. Os produtos e os instrumentos que passaram por verificação e fiscalização foram balanças de comércios e mercados, bombas de combustíveis, produtos da cesta básica e materiais de higiene e limpeza. Nas irregularidades, foram encontradas escala ilegível (quando o peso não está claro no visor), e dígitos danificados em bombas medidoras de combustíveis, o que impossibilita a leitura correta do volume entregue e o preço a ser cobrado, além de mangueira em mau estado de conservação.

Atendimento ao consumidor

Os consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, no número 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

Foto: Ipem

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