A cidade de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus) se prepara para realizar a II Feira Regional de Tecnologia e Inovação do Médio Solimões. Com uma diversidade de atividades, a ação é apoiada pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam).

Programado para ser realizado nos dias 14 e 15 de março de 2024, na sede da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o evento presencial tem como objetivo a realização de uma feira tecnológica, que utilize a posição estratégica do município de Tefé para sediar um encontro de diferentes instituições públicas e privadas da região do Médio Solimões do estado do Amazonas.

Podem participar estudantes do ensino médio e superior, profissionais da área de tecnologia, bem como a população em geral da região do Médio Solimões. Para participar do evento e adquirir horas acadêmicas e certificado de participação, é necessário fazer inscrição prévia para na página da plataforma https://www.even3.com.br/2feirati/. Para quem não conseguir se inscrever pelo site, poderá também realizar a inscrição diretamente no evento.

De acordo com a coordenadora do evento, e pesquisadora da Secti, Rosilene Batista Nunes, a ação será dividida em quatro modalidades. Entre as atividades estão mostra de projetos interdisciplinares voltados à tecnologia e inovação, onde serão apresentados em estandes resultados de projetos por alunos e professores com materiais tecnológicos, tais como drones, óculos de realidade virtual, impressora 3D, robôs, dentre outros.

Além de mesa-redonda, palestras abordando temas sobre segurança da informação; educação digital no ensino básico do futuro; metodologias ativas; novas tecnologias aplicadas ao ensino, inteligência artificial e as inovações com profissionais da área, dentre outras. Serão apresentadas duas oficinas durante a manhã e duas durante a tarde do primeiro dia, e seguirá da mesma forma no segundo dia de evento.

“O evento é relevante não somente para a cidade de Tefé, mas para o estado do Amazonas. Um dos pontos importantes está relacionado à educação e capacitação. Promover um evento sobre educação e a capacitação em áreas de tecnologia e inovação é fundamental para o desenvolvimento econômico e social, além de contribuir para a formação de profissionais qualificados na região e estimular o impulso econômico para o Amazonas, atraindo investimentos, incentivando o turismo de negócios e fomentando o desenvolvimento de startups e empresas locais”, destacou a coordenadora.

Rosilene Nunes ressaltou que a Fapeam desempenha um papel fundamental em apoiar eventos como esse, estimulando a criatividade e inovação da população. “Ao expor para a população as ideias e projetos inovadores, os inspira à criatividade, formação científica, troca de conhecimentos, incentivo à buscar soluções para os desafios, contribui para o progresso e desenvolvimento no setor, além de nos dar  visibilidade para divulgar a ciência, tecnologia e inovação na região”, completou a pesquisadora.

Parev

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Foto: Acervo da pesquisadora Rosilene Nunes

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome