O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – AM foi acionado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santo Antônio do Içá (SEMA-SAI) sobre a entrega voluntária de uma onça filhote. A secretaria solicitou ajuda ao Ibama para resgatar o felino, visto que não possuía os meios necessários para manter o animal sob os seus cuidados.
O Ibama se propôs a apoiar a secretaria no translado do animal até a capital, Manaus. Primeiramente, foi realizado deslocamento da onça até a cidade de Tefé, onde ficou sob os cuidados de um médico-veterinário. Após, a onça foi levada à Manaus, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
Na quarta-feira, 12 de fevereiro, o animal estava sob os cuidados da equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas/Ibama/AM), que conta com equipe especializada de servidores com formação na área da biologia e da veterinária. O Ibama possui ainda contrato de prestação de serviço médico-veterinário e contrato de tratadores de animais com atendimento diurno e noturno (24 horas), durante a semana toda (incluindo sábado e domingo).
O Cetas do Ibama Amazonas possui ainda vigência de contrato de entrega de alimentos e de medicamentos que atendem às diversas espécies de animais silvestres que se encontram nas instalações do centro.
Todos estes serviços e contratos consolidam o Ibama como local apropriado para o tratamento, triagem, reabilitação e destinação de qualquer espécie da fauna silvestre no estado do Amazonas, sendo referência no seguimento no país.
O acesso aos Cetas em qualquer lugar do Brasil (total de 24) é permitido somente mediante solicitação, após análise da equipe técnica e autorização das chefias da Divisão Técnica e Superintendente, conforme determinado na Instrução Normativa (IN) 05/2021 do Ibama, que normatiza o funcionamento dos Centros de Triagem de Animais Silvestre. Tais medidas visam resguardar a segurança dos servidores envolvidos e a saúde e o bem-estar dos animais que estão em readaptação à vida livre.
O Ibama Amazonas reafirma seu compromisso em garantir a segurança dos animais silvestres que se encontram no Cetas, bem como manter a sociedade informada sobre o tratamento dispensado aos animais, assim como a onça filhote recém-chegada.
O Instituto agradece a todos pela preocupação com a saúde da oncinha e reforça o seu compromisso e responsabilidade com a fauna silvestre nesses anos, onde o Ibama se mantém como a única instituição que realiza tal atividade no Estado do Amazonas, até o momento.
Foto: Divulgação Ibama