A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Guarda Civil Municipal (GCM), cumpriu, no domingo (16/03), um mandado de prisão preventiva contra Valmar Lima de Queiroz, 40, conhecido como “Rato”, pelo homicídio qualificado de um idoso de 79 anos. O crime foi praticado em agosto de 2023.
De acordo com a delegada Rosane Ferreira, da 80ª DIP, o indivíduo é conhecido na cidade pela prática de furtos e pelo uso de entorpecentes. Na data do crime, ele invadiu a residência da vítima durante a noite, supostamente para cometer um furto. No entanto, ao ser surpreendido e reconhecido pelo idoso, acabou tirando sua vida por meio de asfixia.
“Trata-se de um crime que causou grande comoção no município. Ainda na época dos fatos, a Justiça decretou a prisão preventiva do autor, mas ele permaneceu foragido. Nos últimos meses, recebemos informações de que ele estava escondido em comunidades da zona rural, o que motivou diligências para localizá-lo”, explicou a delegada.
A autoridade policial informou ainda que a equipe enfrentou um percurso de difícil acesso para efetuar a prisão. A operação exigiu aproximadamente três horas de deslocamento a partir da sede de Beruri, utilizando transporte fluvial, travessia por igarapé e caminhada pela mata. O trabalho conjunto resultou na captura de Valmar, que foi encaminhado à delegacia para os procedimentos cabíveis.
Procedimentos
Valmar Lima de Queiroz responderá por homicídio qualificado e permanecerá à disposição da Justiça.
FOTO: Divulgação/PC-AM