A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 57ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus), com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Guarda Civil Municipal (GCM), prendeu em flagrante, na quarta-feira (19/02), um homem, de 24 anos, por estupro de vulnerável, tortura e cárcere privado de uma adolescente de 15 anos. Os crimes aconteceram na comunidade de Nogueira, zona rural do município.
O caso foi apresentado em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (21/02), na Delegacia-Geral (DG), em Manaus. O delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), destacou o trabalho da equipe da 57ª DIP de Alvarães, sob a coordenação do delegado Marcelo Lopes, que esteve à frente das investigações.
“É importante que a Polícia Civil divulgue as prisões por crimes contra criança e adolescentes, principalmente no interior do estado. Por isso, ressaltamos para que a população não normalize e não se cale diante desses crimes bárbaros. As denúncias são importantes para que essas práticas criminosas sejam coibidas cada vez mais”, ressaltou.
O caso
Conforme o delegado Marcelo Lopes, da 57ª DIP, a equipe policial tomou conhecimento do caso após a vítima conseguir fugir e relatar a ocorrência na delegacia. Ela estava sendo mantida em cárcere privado e era submetida a diversos tipos de violência física, psicológica e sexual.
“O autor abusava da vítima desde que ela tinha 12 anos, resultando em uma filha recém-nascida. Em depoimento, a vítima relatou que sofreu violência durante toda a gestação. Entre terça-feira (18/02) e quarta-feira (19/02), ela foi mantida em cárcere privado, sob diversas agressões, incluindo mordidas, e ameaças com um pedaço de madeira, um terçado e uma garrafa”, explicou o delegado.
Segundo o delegado, o homem obrigou a vítima a manter relações sexuais com ele, utilizando o medo que ela sentia. As motivações para as agressões eram baseadas em alegações de que ela estaria tendo um relacionamento com o irmão do autor.
“Ela conseguiu fugir na manhã de quarta-feira. A adolescente buscou auxílio na delegacia e passou por exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), onde foram constatadas múltiplas lesões. Diante disso, realizamos diligências na comunidade de Nogueira, com o apoio da PMAM e da GCM”, relatou Marcelo Lopes.
O capitão Jhonison, comandante do 1° Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Alvarães, explicou que a guarnição foi acionada pela Polícia Civil para prestar apoio durante as diligências à comunidade de Nogueira.
“Na localidade, nós realizamos um cerco da casa do autor, no entanto, ele foi localizado nas proximidades, apresentando sinais de embriaguez. Logramos êxitos na abordagem e o conduzimos para a 57ª DIP para os procedimentos cabíveis”, disse.
Procedimentos
O autor foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável, cárcere privado e lesão corporal no âmbito da violência doméstica. Ele já se encontra à disposição da Justiça.
FOTO: Divulgação e Erlon Rodrigues/PC-AM