A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 65ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus), com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), cumpriu, na terça-feira (16/09), mandado de prisão preventiva de um homem, de 45 anos, por estupro de vulnerável praticado contra a neta de sua companheira, uma adolescente de 12 anos. O crime foi praticado em uma comunidade da zona rural do município.
De acordo com a delegada Renata Viana, o caso chegou ao conhecimento das autoridades no dia 9 de setembro deste ano e foi possível identificar que o autor seria o companheiro da avó da vítima.
“Também levantamos informações de que o suspeito estaria proferindo ameaças de morte contra a adolescente. Diante disso, foi instaurado o Inquérito Policial (IP) para apurar os fatos”, narrou a delegada.
Segundo a delegada, na segunda-feira (15/09), a adolescente passou por escuta especializada, ocasião em que relatou que é vítima de abuso sexual por parte do indivíduo há muito tempo.
“Além dos estupros contínuos, ela confirmou que era ameaçada de morte pelo homem. Na segunda-feira, ela passou por exame sexológico, que confirmou os abusos sexuais relatados”, disse Renata.
Conforme a delegada, de pronto foi representada pela prisão preventiva do investigado, que foi deferida pela Justiça. Com o apoio da PMAM, a ordem judicial foi cumprida na terça-feira, no bairro de Fátima, um dia após o depoimento da vítima em escuta especializada.
“A atuação rápida das Forças de Segurança mostra como a rede de proteção está preparada para atender vítimas de estupro em Carauari, ainda mais em situações de vítimas mais vulneráveis”, afirmou a delegada.
O autor responderá por estupro de vulnerável. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição do Poder Judiciário.
FOTO: Divulgação/PC-AM