Homem é preso por estuprar adolescente de 14 anos em Manacapuru

O autor era conhecido da família e aproveitou o momento em que ela estava sozinha em casa para cometer o crime

0
18

Policiais civis da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) prenderam, na quinta-feira (10/07), por volta do meio-dia, um estudante de direito, de 27 anos, investigado por estupro contra uma adolescente de 14 anos. O crime foi praticado na manhã do dia 3 de junho de 2024, na residência da vítima, no município. O autor era conhecido da família da adolescente e tinha livre acesso à casa da família. 

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (11/07), a delegada Joyce Coelho, titular da DEP, informou que, na ocasião do crime, o homem chegou ao local perguntando pela mãe da adolescente, que, segundo a vítima, havia saído. Ao perceber que ela estava sozinha, pediu para beber água e entrou na casa, indo até a cozinha. 

“Ao retornar, ele a agarrou, começou a beijá-la à força, tocou seus seios e partes íntimas e, em seguida, a levou à força para um dos quartos, onde consumou o abuso sexual. A vítima pedia para que ele cessasse os abusos, mas ele não parou. Em determinado momento, a adolescente conseguiu se desvencilhar, destrancar a porta e correu para a frente do imóvel. Na hora de ir embora, ele pediu que ela não contasse a ninguém o que havia acontecido”, detalhou a delegada. 

Conforme a delegada, após um mês do crime, a vítima tomou coragem para relatar o fato à sua mãe e, em seguida, encaminharam-se à delegacia, onde registraram a ocorrência. Com base nas informações recebidas, foi instaurado um Inquérito Policial (IP), no qual foram colhidos indícios suficientes de autoria e materialidade, sendo representado ao Poder Judiciário pela prisão preventiva do autor. 

Ainda segundo Joyce Coelho, durante todo o procedimento, ele continuou procurando a adolescente, no sentido de que ela voltasse atrás e negasse os fatos. Sabe-se que esse processo de coação é muito comum nesses crimes, em que a vítima já é fragilizada e o autor quer sair impune da acusação. Até porque é um homem que participa das relações familiares, é casado e não quer prejudicar a sua vida, preferindo que a vítima seja a única prejudicada.

“Então, diante dessa pressão, nós soubemos que ela vinha sendo coagida por esse autor e, por esse fato, foi representado pela prisão preventiva dele e foi dado cumprimento a essa prisão ontem”, esclareceu a delegada. 

Na ocasião, o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), destacou a excelente atuação da DEP de Manacapuru nesse caso, que resultou na prisão desse homem que abusou sexualmente da vítima, com quem ele possuía proximidade com a família. 

“Nós estamos com frequência mostrando aqui casos de abusos que têm acontecido dentro do seio familiar, dentro da casa, onde normalmente o abusador goza de confiança da família, no momento em que ele só precisa de uma única oportunidade para fazer o mal. A equipe policial deu uma resposta à altura, prendendo esse criminoso, tirando-o de circulação e cessando esse ciclo de violência para que essa vítima possa ter a vida reestabelecida”, afirmou Mavignier. 

Ele responderá pelo crime de estupro, passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome