A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apresentou à população, neste sábado (19/10), o trabalho desenvolvido pela unidade da Ciclopatrulha e o Programa Formando Cidadão, durante a 17ª edição do Governo Presente. A programação aconteceu no Centro de Educação Integral Dariana Zuleica Correa Lopes, rua Grajaúna, bairro Lagoa Azul, zona norte de Manaus, das 8h às 14h.
Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a cada semana, a corporação apresenta as unidades operacionais dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM) e Especializado (CPE) e projetos sociais desenvolvidos pela instituição.
“Neste sábado tivemos a Ciclopatrulha, que é uma unidade diferenciada que temos, por conta da peculiaridade do patrulhamento realizado em bicicletas pelos policiais militares. E o Programa Formando Cidadão que desenvolve um trabalho exemplar com jovens em risco social, por meio de práticas esportivas e cívicas”, explicou.
O policiamento ciclístico ou ciclopatrulha é um processo de policiamento que agrega a prática de condicionamento físico e mental sem agredir o meio ambiente, pois é um modelo de locomoção não poluente.
A unidade levou orientações sobre dicas de segurança no trânsito e sobre a legislação para o público que visitou o espaço. Foram 25 interações com o público, sendo 15 crianças e 10 adultos.
A autônoma, Lidiane Costa, visitou o estande da unidade, e teve a oportunidade de aprender mais sobre essa modalidade de policiamento. “Eu, particularmente, não sabia que existia essa unidade onde os policiais fazem o trabalho deles nas bicicletas. Fiquei surpresa e achei muito interessante de conhecer. Parabéns! Haja fôlego”, brincou.
Ainda durante o Governo Presente, cerca de 300 visitantes também conheceram sobre a história dos jovens que participam do Programa Formando Cidadão, que atua em Manaus e em municípios do interior para prevenir e recuperar jovens, entre idade de 12 e 17 anos, em risco social e pessoal, por meio dos estudos, esportes e práticas de ações cívicas.
O Formando Cidadão conta com parceria de outros órgãos públicos e o apoio dos familiares dos jovens, e funciona nas dependências de quartéis e batalhões da corporação na capital amazonense, como nos Comandos de Policiamento de Área (CPA) Norte, Sul, Oeste e Leste, além do interior, entre eles a 8ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) de Iranduba e o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Manacapuru.
FOTO: Giselle Simões/PMAM