Governo do Amazonas realiza mais de 9 mil atendimentos em ações itinerantes de cidadania

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Mutirões ocorreram na capital, região metropolitana e interior do estado

Ampliar o acesso da população aos serviços e programas concedidos pelo Governo do Amazonas é uma meta do governador Wilson Lima neste ano, que, como forma de alcançar isso, intensificou as ações itinerantes de cidadania na capital, Região Metropolitana de Manaus e no interior do estado. Com serviços especializados para o cidadão, foram realizados mais de 9,2 mil atendimentos.

Coordenados pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), os mutirões realizados de janeiro até setembro abrangeram locais de vulnerabilidade social em todas as zonas da capital, além dos municípios de Borba, Itacoatiara, Novo Airão, Parintins e Maués.

Ao todo, foram 9.259 atendimentos, sendo 6.840 voltados à emissão da declaração de hipossuficiência para emissão gratuita da segunda via do Registro Civil de Nascimento (RCN) e 2.419 para regularização do CPF com o Pronto Atendimento Virtual (PAV), da Receita Federal. Todos são serviços essenciais para dar entrada em programas do Governo, como solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e linhas de crédito.

Para a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, as ações são meios de acessibilidade e garantia dos direitos do cidadão, uma forma de complementar os mutirões do Governo Presente, que intensificam na capital esses serviços.

“Com as ações itinerantes nas regiões metropolitanas e interior podemos alcançar todos os públicos e isso é gratificante, pois conseguimos seguir a meta do governador e realizar um trabalho de expansão cada vez maior”, reforçou Jussara.

As atividades são realizadas pela Secretaria Executiva de Cidadania (Secid) e podem ser solicitadas por meio de formulário no site da Sejusc.

Governo Presente

Idealizado pelo governador Wilson Lima, são 37 órgãos estaduais participando dos atendimentos à população. Ao todo, já foram realizadas dez edições do mutirão de serviços, alcançando todas as zonas da capital e beneficiando mais de 20 mil pessoas.

Com a oferta de emissão de documentos, consultas médicas, atendimento psicossocial, acesso a crédito e atividades esportivas, entre os serviços de cidadania, o foco é continuar as atividades até o fim do ano, aos sábados, para promover maior acesso e inclusão social.

FOTOS: Divulgação/Sejusc

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