Em 22 dias, 342 pacientes ambulatoriais já foram beneficiados com o mutirão para a realização do procedimento de cateterismo e angioplastia promovido pelo Governo do Amazonas, na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a unidade executa procedimentos diariamente, de segunda-feira a sábado, ampliando o acesso para realização de um exame que permite diagnosticar e tratar doenças do coração.
“A cada dia vamos avançando com a oferta de cateterismo e angioplastia no Hospital Francisca Mendes, que é uma referência no Amazonas em cardiologia. Até novembro, a nossa meta é atender mais de 800 pacientes com a realização dos exames”, disse Nayara Maksoud.
Segundo a comerciante Maria Socorro da Silva, que realizou cateterismo, o objetivo agora é viver com mais saúde e voltar a vender seus produtos.
“Fazer esse exame vai me possibilitar voltar a trabalhar e ter uma qualidade de vida. O médico solicitou esse procedimento há 10 dias, então, tudo foi muito rápido e eu estou com esperança que sairei daqui com boas notícias sobre a minha saúde”, disse.
Por meio do cateterismo, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais do órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias. Já a angioplastia é uma técnica que visa desobstruir artérias estreitadas ou bloqueadas.
Conforme o Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio é a maior causa de mortes no País. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada cinco a sete casos, ocorre um óbito.
FOTO: Arthur Castro Secom e Evandro Seixas/SES-AM