O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), vai levar 20 crianças com deficiência para um dia de lazer na Fazenda Santa Rosa, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Denominada “Natal Inclusivo”, a atividade acontece no dia 12 de dezembro, das 7h às 15h. Os interessados devem se inscrever no site da Sejusc, de 29 de novembro a 4 de dezembro.
As vagas são destinadas a crianças de 6 a 10 anos. Serão cinco vagas para crianças assistidas pelo Projeto Amazonas Eficiente no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou; Cinco vagas para crianças com deficiência assistidas no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola; Dez crianças com deficiência não assistidas pelo Projeto Amazonas Eficiente.
A programação inclui o translado dos centros até a fazenda – com ônibus saindo dos centros de convivência às 6h30 -, contato com animais e natureza, brincadeiras lúdicas ao ar livre, lanches, almoço, atividade na piscina e entrega de brindes.
Jussara Pedrosa, secretária titular da Sejusc, explica que ações de acolhimento e bem-estar proporcionam a inclusão efetiva de pessoas com deficiências (PCD) em locais onde muitas vezes elas não conseguem acessar, o que é uma prioridade para a pasta.
“Temos os atendimentos nos centros sociais e sabemos que as atividades lúdicas são fundamentais para a redução dos fatores de estresse, minimizam a ansiedade e angústia, então estamos felizes em proporcionar esse lazer às crianças e aos pais ou responsáveis”, frisa a secretária.
Como se inscrever
No banner “Avisos, chamadas, editais e outros”, no site www.sejusc.am.gov.br , é possível fazer a inscrição. É necessário informar o nome completo da criança, telefone para contato e o nome completo do acompanhante. Além disso, é preciso anexar o documento oficial com foto da criança, a Carteirinha de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), da pessoa com transtorno do espectro autista (Ciptea) ou laudo da deficiência.
A lista de contemplados será divulgada no dia 9 de dezembro, no site e nas redes sociais da Sejusc.
FOTO: Euzivaldo Queiroz/Seduc