O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), lançou, nesta quinta-feira (14/11) o Edital nº 008/2024, destinado ao credenciamento de produtores rurais, organizações de produtores rurais (associações e cooperativas) e agroindústrias para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Os interessados têm até o dia 14 de dezembro para se credenciar. O edital completo está disponível no site da ADS (www.ads.am.gov.br).

“Através do Preme, conseguimos integrar a produção local de agricultores familiares diretamente à merenda escolar, beneficiando alunos da rede estadual de ensino. Além disso, o programa fortalece a economia local, gerando emprego e renda para os produtores rurais”, disse a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa.

Para a execução do edital, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, planejou a disponibilização de mais de R$ 35 milhões. O programa, executado pela ADS, visa fortalecer a produção local e assegurar a presença de produtos regionais na alimentação escolar.

“As inscrições para participar do programa, em 2025, estão abertas até o dia 14 de dezembro. Os interessados podem se inscrever de forma presencial ou on-line. Contamos com a participação de todos”, informou a diretora-presidente da ADS.

O novo edital abrange a oferta de 31 produtos regionais para a merenda escolar, destacando-se entre os hortifrútis: abacaxi, abóbora, bananas das variedades pacovã e prata, maçã, bananada, cará, castanha-do-Brasil, cheiro-verde (convencional e orgânico), couve (convencional e orgânica), laranja, limão, macaxeira in natura, mamão, melancia, pimenta-de-cheiro, pimentão verde, pitaya e tangerina.

No grupo das proteínas, serão fornecidos carne bovina em cubos congelados, carne bovina moída, filé de peixe regional congelado, filé de pirarucu salgado seco, filé de pirarucu congelado e ovos de galinha. A merenda escolar também incluirá farinha de mandioca torrada (amarela e branca), farinha de tapioca e polpa de frutas.

Credenciamento

O credenciamento pode ser feito em todos os municípios, tanto no modo presencial – na sede da ADS na capital ou nas unidades locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) nos municípios – quanto no formato digital, por meio do e-mail: credenciamento.preme@gmail.com. Para esclarecer dúvidas sobre o edital, a ADS disponibiliza o número (92) 99281-7279 para contato por Whatsapp (somente mensagem).

Na capital, a sede da ADS fica na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1.460, bairro Japiim, zona sul, 1º andar, e o atendimento ao público é das 8h às 12h e das 13h às 17h (horário de Manaus).

Foto: Divulgação / ADS

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome