Na semana do Dia do Pescador, celebrado no dia 29 de junho, pescadores artesanais de Parintins (369 quilômetros distante de Manaus) foram contemplados com R$ 614,1 mil em crédito rural. O recurso foi entregue nesta quarta-feira (26/06), pelo Governo do Amazonas aos trabalhadores, com o iobjetivo de impulsionar atividade pesqueira na Ilha Tupinambarana.
O montante é fruto de 32 projetos elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que tiveram o “sinal verde” da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), responsável pela concessão do crédito.
O crédito rural foi entregue em forma de equipamentos – motores de popa, motores rabeta, freezers e motores bomba , canoas de alumínio, triciclos, apetrechos de pesca e, também, em recurso para o custeio da atividade pesqueira.
Na ocasião, o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, ressaltou a importância do crédito rural para o fortalecimento da pesca artesanal em Parintins, atividade que está entre as prioridades do Governo do Amazonas.
“Por determinação do governador Wilson Lima, o Idam e a Afeam não têm medido esforços para levar assistência financeira ao trabalhador, que, por meio do crédito rural, tem a garantia de aumento de produtividade e melhoria de vida”, disse Alvino, ao destacar que, com o recurso entregue nesta quarta-feira, o volume de crédito “bateu” R$ 2 milhões no município.
O diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinícius Castro, também pontuou o compromisso do Governo em proporcionar o crédito rural ao setor primário amazonense. “Essa parceria da Afeam com o Idam tem sido fundamental para o fomentar o segmento. Recursos financeiros nós temos e estamos prontos para atender o produtor rural”, assegurou.
FOTO: Divulgação/Idam