O Governo do Amazonas entregou, nesta sexta-feira (13/09), próteses e equipamentos especiais de locomoção para 54 pacientes da Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), na zona sul de Manaus.

Os materiais, explica a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, foram obtidos com recursos do Ministério da Saúde (MS) e fazem parte das ações do Programa Saúde Amazonas, que visa ao fortalecimento da rede de assistência no Estado.

De acordo com a secretária da SES-AM, ao todo, foram investidos cerca R$ 60 mil com a compra de equipamentos, entre cadeiras de rodas padrão, de banho e adaptadas para tetraplégicos, andadores e próteses transtibiais (de perna). “Os equipamentos são extremamente importantes para esses pacientes. Quero agradecer aos profissionais da Policlínica Codajás e, principalmente, à confiança dos pacientes no trabalho do Governo do Estado e da SES-AM. Juntos, vamos mudando a vida das pessoas e fazendo um SUS cada vez mais forte”, destacou a secretária.

A diretora da Policlínica Codajás, Areta Melo, explicou que as pessoas beneficiadas com os equipamentos já estavam aguardando no Sistema Gerenciador de Órteses, Próteses e Materiais Especiais de Locomoção (SGEOPM) do Governo Federal. Na ocasião, a diretora destacou os trabalhos desempenhados pelas equipes da unidade, no fortalecimento da rede de assistência no Estado.

“Nossa equipe sempre busca dar esse amparo aos nossos pacientes. Abrimos as nossas portas para isso: para acolher, e esse é o nosso diferencial”, disse a diretora, ressaltando que a ação significa um avanço nos trabalhos do Governo do Amazonas e da SES-AM em melhorar ainda mais a saúde no Amazonas.

Há 11 anos convivendo com o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o paciente Carlos Eduardo Braga foi beneficiado com uma cadeira para tetraplégico. Na ocasião da entrega, a esposa dele, Suzanne de Souza, falou da gratidão em receber o equipamento, destacando que, desde a primeira vez que esteve na Policlínica Codajás, ela e o marido foram atendidos com muito carinho pelas equipes.

“Meu marido sofre com a ELA há muito tempo e hoje essa cadeira vai possibilitar que tenha mais qualidade de vida, nos possibilitando de fazer atividades de lazer, ir para igreja e também vai ser a manutenção do conforto dele até dentro de casa. E para mim, que cuido dele junto com a minha sogra, também teremos um descanso. Agradeço a Deus e a todas as pessoas que viabilizaram este equipamento para a gente, nós nos sentimentos muito amados por todos que nos atenderam na unidade. Muito obrigada!”, agradeceu.

FOTO: Evandro Seixas / SES-AM

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome