O Governo do Amazonas encerrou a participação na 2ª edição da Feira de Exposição Agropecuária de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) (ExpoManacá) com a disponibilização de R$ 2,3 milhões em crédito rural. O montante é 15% superior ao projetado para o evento, que era de R$ 2 milhões, segundo informações divulgadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), nesta terça-feira (12/11).
O montante é resultado de 91 projetos de crédito elaborados pelo Idam, que tiveram o aval da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a responsável pela concessão do recurso, entregue aos agricultores familiares e pescadores artesanais do município, entre os dias 6 e 10 de novembro. O montante teve como destino a aquisição de equipamentos e implementos agrícolas e de pesca, além do custeio das atividades.
“Esse recurso vai beneficiar as produções de mandioca e mamão, além de impulsionar a pesca artesanal no município. Além disso, esse investimento vai proporcionar, também, aumento de renda e melhores condições de trabalho ao público beneficiado”, destacou o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Manacapuru, Amarildo Gama.
Demais entregas
Além do crédito rural, durante os cinco dias da ExpoManacá, produtores rurais locais receberam 183 documentos, que foram viabilizados pela UnLoc Idam/Manacapuru. Do total entregue, foram contabilizados 153 Cartões do Produtor Primário (CPP), 25 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e cinco Cadastros Ambientais Rurais (CAR).
No evento, agricultores familiares também foram contemplados pelo instituto com a distribuição dev4,5 mil mudas, das quais 2,4 mil de castanha, 1,5 mil de café, 400 de laranja e 200 de limão.
FOTO: Divulgação/Idam