Na semana em que se comemora a Proclamação da República, uma programação cultural extensa e para todos os gostos ocupará o Teatro Amazonas e o Cineteatro Guarany. Os espetáculos são promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Entre as atrações, destacam-se: mostra de filmes, pré-lançamento do álbum musical de uma cantora amazonense, espetáculo com participação da Orquestra de Violões juntamente com o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, e um concerto musical com a renomada Amazonas Filarmônica que faz uma fusão de estreias mundiais e obras de grandes compositores.
Mostra de filmes
Seguindo a programação da quinta edição da Mostra Manaus Filme Fantástico, o palco do Cineteatro Guarany exibe nesta semana curtas e longas-metragens como parte da programação da quinta edição da Mostra.
De segunda a quinta-feira (11/11 a 14/11), das 14 às 17h, serão exibidos os filmes: “Mar de Lama”, com direção de Felipe de Brêtas e Marcelo Caldas. “O Grande Espanto de Dorothy Boom”, com direção de Alberto Camarero e Alberto de Oliveira; “Pitágoras de Samos”, com direção de Andersen Viana; “Dublê de Namorado”, com direção Christopher Faust; “Nada”, com direção de Adriano Guimarães; “Cerne”, com direção de Rafaê; “Se Não me Engano Marcio Souza, Arte & Literatura Amazonense”, com direção de Sergio Vieira Cardoso; “O Poema”, por Regina Melo.
Os filmes oferecem uma janela vibrante para o cinema alternativo, com obras de diversos gêneros. O evento iniciou no dia 29 de outubro, e segue com sua programação até 14 de novembro, com entrada gratuita. A programação completa está disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), e o público é incentivado a verificar a classificação indicativa dos filmes antes de cada sessão.
Pré-lançamento de álbum
Na noite desta Terça-feira (12/11), às 20h, o Teatro Amazonas será palco do pré-lançamento do álbum da cantora amazonense Eliana Printes e banda, com o show “No Coração da Estrela”, com direção musical de Adonay Pereira. Eliana Printes, empresta o título de seu álbum, que em breve estará em todas as plataformas de streaming, ao show. O espetáculo é pautado pela beleza de suas canções sem perder o vigor e a conexão com o momento atual e com a necessidade de união entre mulheres, homens e a natureza numa convivência pacífica.
O “coração da estrela” seria este lugar de harmonia, paz e segurança que todas e todos precisamos. Será um show movido pela saudade, pela emoção e pela alegria do reencontro. No roteiro, as canções que marcaram a trajetória da artista amazonense e se destacaram nas rádios do Brasil, as mais ouvidas nas plataformas de streaming e as canções do novo álbum. Os ingressos com classificação etária livre estão à venda em www.shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas.
Oficina PNC
Nesta terça-feira (12/11), das 17h às 20h, O Centro Cultural dos Povos da Amazônia sediará a abertura da Oficina Territorial do Plano Nacional de Cultura no Amazonas (Pnc), compondo a sequência de uma série de oficinas presenciais que o Ministério da Cultura (MinC) vai realizar em todas as capitais do país. Na quarta-feira (13/11), de 9h às 17h, acontece também no (CCPA) a oficina de construção do novo plano. O objetivo é a colaboração para a elaboração de um texto-base do novo plano, que já passou por várias etapas de construção e tem como ponto de partida as contribuições da 4ª Conferência Nacional de Cultura. O evento é livre.
The Jazz
A consagrada Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) juntamente com o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, apresenta nesta quarta-feira (13/11), no palco do Teatro Amazonas, o espetáculo “The Jazz”. Sob regência do maestro Davi Nunes, a apresentação contará com os alunos dos Cursos: Livre de Jazz (infantil), Formação em Dança 1, Dança 2 e Dança 3, além das instrutoras e idealizadoras do espetáculo Layane Conde e Rebeca Santanna.
O espetáculo musical e dançante inicia às 20h e irá levar coreografias que narram uma breve história da Dança Jazz, fazendo uma releitura da origem e contexto em que surgiu e se desenvolveu, dando visibilidade aos trabalhos artísticos da instituição para a cidade de Manaus, trazendo um diferencial de trabalho artístico e dando oportunidade aos alunos de vivenciarem os palcos através da dança. O evento tem classificação livre e entrada franca.
Concerto musical
Nesta quinta-feira (14/11), às 20h, o Teatro Amazonas recebe a prestigiada Amazonas Filarmônica para a apresentação do concerto “Jungle • Cinzas • Shostakovich #15”. Sob a regência do maestro Marcelo de Jesus, o programa inclui uma fusão de estreias mundiais e obras de grandes compositores.
O concerto terá início com a sinfonia-balé para percussão e orquestra “Terceiro Movimento: Jungle”, de Hilo Carriel, uma estreia mundial que promete encantar o público com sua energia e inovação. Na sequência, será apresentada a obra “Cinzas” (2024), de Lindalva Cruz, também em sua estreia mundial, com a Coletânea 1 para piano e orquestra, sob a condução dos maestros Oswaldo Carvalho e Bernardo Scarambone.
A noite se encerra com a “Sinfonia nº 15” de Dmitri Shostakovich, uma obra que reflete a profundidade emocional do compositor russo. Os ingressos com classificação etária de 10 anos estão à venda em www.shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas. Plateia e frisas R$10 e demais lugares com entrada franca.
Nesta sexta-feira (15/11), o Teatro Amazonas recebe o espetáculo “Os Quatro Elementos”, da Associação Belas Artes do Amazonas (BelaArte). A apresentação acontece em duas sessões, sendo uma às 17h e outra às 20h. O enredo retrata a natureza que é muito mais do que apenas belas paisagens – ela tem o poder de fazer vibrar a nossa alma, não só pela beleza, mas pela energia e pela sua importância em nossa existência. de acordo com o enredo. Os ingressos com classificação livre estão à venda em www.shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas.
Endereços:
Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;
Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);
Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa)
FOTO: Arquivo e Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa