Governo do Amazonas apresenta novos policiais militares que vão integrar a Companhia de Motopatrulhamento Tático da Rocam

É a primeira vez que o estado realiza o Curso de Intervenção Rápida como forma de facilitar a atuação dos policiais militares em áreas de difícil acesso

0
87

Nesta quinta-feira (31/10), o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apresentou, durante formatura de solenidade, 12 novos integrantes da Companhia de Motopatrulhamento Tático das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). É a primeira vez que o Amazonas realiza o Curso de Intervenção Rápida Ostensiva (I Ciro), como forma de facilitar a atuação dos policiais militares da unidade especializada em áreas de difícil acesso na cidade de Manaus.

O curso teve duração de mais de dois meses. De acordo com o comandante da Rocam, tenente-coronel, Renan Carvalho, a formação faz parte dos investimentos realizados pelo governador Wilson Lima.

“O governador Wilson Lima visa combater a criminalidade, manter os índices abaixo da média. A gente visa também coibir homicídios e esse é o papel fundamental da Rocam: levar segurança à sociedade. As nossas motocicletas conseguem atravessar a cidade em menos de dez minutos, então, o tempo de resposta para a sociedade é mínimo”, disse o comandante.

Segundo o coordenador do curso, capitão Rafael Murta, o treinamento intenso exigiu dos participantes uma preparação física e psicológica.

“Iniciaram 31 alunos após o processo seletivo, e a partir de todas as fases de capacitação técnica, em virtude das exigências físicas, técnicas, emocionais, formaram 12 policiais militares. A motocicleta é um veículo um pouco mais difícil de conduzir do que um carro, digamos assim, nem todos têm aptidão, então a exigência técnica é um pouco elevada, a física e emocional também”, explicou o coordenador.

Durante o treinamento foram ministradas as disciplinas que abordam técnicas e táticas policiais, controle de distúrbios civis, pilotagem de alto risco, tiro policial e com motocicletas: escolta, atendimento pré-hospitalar tático, entre outros.

O sargento Anderson, que finalizou o curso com a nota mais alta da turma, enfatizou que após 16 anos, conseguiu realizar o sonho de entrar para a Companhia de Motopatrulhamento.

“É a realização de um sonho. Daqui para a frente espero mostrar o meu melhor. Já tenho 16 anos na Polícia Militar, e desde que entrei para a corporação eu almejo essa vaga. E ela veio de forma honrosa e na minha terra”, comemorou.

Rocam

O governador Wilson Lima inaugurou, em fevereiro deste ano, o novo Batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), unidade especializada da Polícia Militar do Amazonas.

Como diferencial, a unidade conta com área de treinamento de padrão internacional para melhor preparação da tropa para incursões em ambientes urbanos hostis nas ações de combate ao crime, como atuação em becos, vielas, igarapés e imóveis em busca de suspeitos de crimes, drogas e armas ilegais.

FOTO: Mauro Neto/ Secom

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome