Governo do Amazonas apoia empreendimento de base tecnológica que propõe gerenciamento mineral e ambiental

O projeto é amparado pelo Programa Centelha 1, uma parceria entre Fapeam e Finep

0
45

Oferecer serviço técnico, agregando valor ao cliente, de modo a exercer atividade de monitoramento mineral e ambiental de maneira mais ágil, sem perder a qualidade no resultado. Esse é o principal objetivo do “Geon Consultoria Mineral”, empreendimento inovador apoiado pelo Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha 1), realizado através da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Intitulado “A tecnologia a favor do gerenciamento mineral/ambiental” realiza a fiscalização mineral e ambiental via mapeamento aéreo (através de drone), o projeto impacta em melhoria da arrecadação aos municípios e maior controle e acompanhamento da exploração em seus territórios.

Pesquisa científica

O projeto também oferece uma consultoria técnica de serviços geotécnicos, bem como o monitoramento de áreas exploradas por atividade minerária e, ainda, a execução de levantamento topográfico, cubagem de jazida e pilha de rejeito para o setor da iniciativa privada.

A coordenadora e mestre em Geologia e Geoquímica Nedra Nunes Oliveira, afirmou que através de conhecimento prático anterior ao programa, foi verificada a necessidade das prefeituras em compreender como são feitos os repasses financeiros, referentes à Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), que acontecem em seus territórios e como podem ser acompanhados para garantir que o município explorado seja corretamente recompensado.

“Com foco no setor público, a Geon oferece consultoria e assessoria a municípios que desejam compreender como os repasses financeiros são feitos, bem como se estes estão sendo recolhidos corretamente. A empresa conta com conhecimento e quadro técnico necessário para auxiliar o município a realizar a verificação dos repasses”, frisou Nedra Nunes.

O trabalho segue a legislação vigente e normas da Agência Nacional de Mineração (ANM), necessárias para garantir o correto recolhimento da compensação financeira pela exploração mineral realizada no município.

O trabalho impacta ambiental, econômica e socialmente, através do monitoramento de áreas de exploração ilegal, geração de receita para o município e demonstração do uso de equipamentos para os trabalhadores locais.

“O mercado no setor mineral no Amazonas ainda está caminhando a passos lentos; por isso, é importante ter paciência e persistência para chegar ao objetivo de prestar serviço voltado para essa área”, explicou sobre a importância de seguir pesquisando sobre o assunto.

Para saber mais sobre a empresa, acessar o link a seguir: https://geonconsult.wixsite.com/geon

Sobre o Centelha 1

O Centelha visa estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Amazonas.

Portfólio de Pesquisas

Essa e outras pesquisas coordenadas por pesquisadores e empreendedores de base tecnológica que atuam na capital e no interior do Amazonas, com o apoio do Governo do Estado, estão disponíveis no Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Vol.04, organizado pela Fapeam, sendo um total de 50 estudos já finalizados. Para saber mais, acessar o link a seguir: https://l1nk.dev/fapeam-portfolio-4

FOTO: Divulgação/Acervo da coordenadora Nedra Nunes

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome