Visando o planejamento estratégico de ações de enfrentamento à tuberculose no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, durante o mês de fevereiro, o alinhamento do plano de ação 2025-2027 das Secretarias Municipais de Saúde no combate à doença dos municípios do Estado, por regional de saúde.
A iniciativa é parte das ações estratégicas da Programação Anual de Saúde 2025, que coloca como prioridades o diagnóstico e o tratamento da tuberculose, além da ampliação do diagnóstico e tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), conforme diretrizes do Plano Nacional de Eliminação da Tuberculose.
“Este é um momento estratégico para reforçar a atuação dos municípios, respeitando as especificidades dos municípios que compõe cada regional de saúde e visando a articulação necessária entre as diferentes esferas de gestão de saúde, com foco no diagnóstico precoce e na adesão ao tratamento, que são fundamentais para a eliminação da tuberculose”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
As reuniões são realizadas pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-AM) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a equipe de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas. Os encontros contam com a participação dos coordenadores municipais das secretarias, incluindo os coordenadores do Programa de Controle da Tuberculose, da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária, discutindo as especificidades locais e as melhores abordagens para o enfrentamento da tuberculose no cenário de cada município.
“Nas oficinas, estão sendo trabalhados os desafios a serem superados com ênfase em ações que impactam nos indicadores epidemiológicos e operacionais da doença com base no cenário local”, disse a coordenadora estadual do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-AM), no Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Lara Bezerra.
Regionalização
As reuniões virtuais contemplam os 62 municípios do estado por regionais de saúde: Alto Solimões, Baixo Amazonas, Manaus, Entorno, Alto Rio Negro; Juruá, Médio Amazonas, Purus, Rio Negro e Solimões, Rio Madeira e Triângulo.
A iniciativa fortalece as ações de controle à tuberculose e promove a eliminação da doença como um problema de saúde pública no estado, buscando aprimorar as ações de vigilância, diagnóstico, tratamento e prevenção da tuberculose, promovendo atuação integrada e eficaz em todo o estado, com foco na saúde da população e na eliminação da tuberculose como um problema de saúde pública no Amazonas.
Além disso, as ações estão alinhadas com as estratégias para eliminação da doença até 2030 com ênfase ao Programa Brasil Saudável do Ministério da Saúde.
FOTO: Clara Izel/FVS-RCP