Com o projeto ‘Água nas Torcidas’ a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) distribuiu 572 mil copos temáticos com água tratada, o que  equivale a 114.400 litros. A campanha foi levada a pontos turísticos da Ilha Tupinambarana, nas filas das torcidas do Caprichoso e Garantido, espaço instagramável e órgãos estaduais envolvidos na realização do evento.  

A distribuição de copos atendeu a população local e visitantes nos pontos turísticos e estratégicos da cidade como aeroporto, catedral, mercado municipal, mural do Bumbódromo, porto da cidade e porto da Francesa. Também foram contemplados todos os agentes envolvidos nos bastidores da produção dos bumbás Caprichoso e Garantido, incluindo trabalhadores dos galpões, empurradores de alegorias, brincantes, torcidas organizadas e pessoas  na área externa do bumbódromo. 

A Cosama intensificou a distribuição de água durante os três dias de festival aos torcedores dos bumbás, iniciando a distribuição na quinta-feira (27/06), um dia antes do festival, para hidratar o público no local, que enfrentou altas temperaturas de calor e chuva para ver de perto o maior espetáculo folclórico do país e do mundo. 

A Cosama também atendeu aos servidores dos órgãos do Governo do Estado envolvidos no festival com a distribuição de mais de 25 mil copos de água durante três dias nas filas da troca de alimentos por pulseiras para a Festa dos Visitantes e distribuição no espaço reservado à Pessoa com Deficiência (PCD), no bumbódromo organizado pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejusc). 

Espaço Instagramável

Pelo segundo ano, ajudando a promover a sustentabilidade no festival, a Cosama distribuiu água em copos biodegradáveis a partir da instalação de três máquinas purificadoras no Turistódromo da Amazonastur. No total, cerca de 20 mil pessoas foram atendidas com água de qualidade e gelada, o equivalente a mais de 25 mil litros de água, levando em conta que foram distribuídos 20 mil copos biodegradáveis, onde as pessoas reabasteceram o líquido e suas garrafas de uso pessoal. 

Emprego e renda

As parcerias com as associações de condutores de triciclos e catadores de material reciclável foram mantidas por meio da assinatura do termo de cooperação técnica durante o período de uma semana, gerando renda aos trabalhadores autônomos, somando com o giro da economia local e cuidando do meio ambiente.  

A companhia avalia a ação como positiva, tendo em vista que o planejamento inicia três meses antes das festividades, superando as expectativas do terceiro ano de realização em mais um grandioso e intenso festival, como destaca o coordenador da ação, Marcus Pelodan. “Importante o investimento feito pelo Governo do Amazonas em mais uma ação que teve a missão de levar água tratada e de qualidade para o festival”, destacou Pelodan.

FOTO: Divulgação

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome