Os usuários do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Magdalena Arce Daou, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, receberam, na manhã desta quarta-feira (27/11), orientações sobre hábitos de vida que podem prevenir o câncer. A atividade foi realizada pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado neste 27 de novembro.
A ação contou com uma roda de conversa sobre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer. De acordo com a chefe do Departamento de Prevenção e Controle de Câncer (DPCC) da FCecon, Nayara Machado, a atividade teve o objetivo de alertar a população para a adoção de hábitos que podem diminuir os riscos de desenvolver o câncer.
“A atividade de hoje é realizada com o objetivo de orientar os usuários do Centro Magdalena Arce Daou, que podem ser multiplicadores dessas informações com suas famílias. É muito importante que toda a população saiba que adotar um estilo de vida saudável evita o desenvolvimento do câncer”, disse Nayara Machado.
Orientação
A roda de conversa foi conduzida pela enfermeira oncologista do DPCC/FCecon, Edilene Duarte, que abordou dicas saudáveis para prevenir o câncer. Dentre elas, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e ter uma alimentação saudável rica em frutas e legumes, evitando os alimentos ultraprocessados, como presunto, salsicha e linguiça.
“A prevenção sempre será o melhor caminho para evitar qualquer tipo de câncer. Tivemos a participação de vários idosos, que contribuíram com seus depoimentos. Vemos que este centro de convivência tem tido um papel muito importante para conscientizar a população”, afirmou Edilene Duarte.
Atividade física
E para incentivar a prática de atividade física, outro importante aliado no combate ao câncer, os usuários do centro de convivência também participaram de uma aula de alongamento comandada pela fisioterapeuta da FCecon, Alessandra Alves. A profissional enfatizou a importância dos idosos se manterem ativos, praticando atividade física diariamente.
Conscientização
A aposentada Áurea Corrêa frequenta o centro de convivência já há algum tempo, onde realiza aulas de pilates e dança. Para ela, a atividade desta quarta-feira foi positiva.
“Achei muito bom. Para quem frequenta o centro, é muito importante, principalmente nós idosos. São muitos conhecimentos que as pessoas não conhecem e podem aprender aqui”, destacou.
Brindes
A atividade também teve sorteio de brindes com camisas, kits de higiene, garrafas e voucher para a realização de exames. Os brindes foram doados pela ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas e pelo Laboratório RB Diagnósticos.
FOTO: Dreyceane Soares/FCecon