Na 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) serão oferecidos cursos profissionalizantes para produtores rurais e empresários do agronegócio amazonense, entre os dias 26 e 28 de setembro. As capacitações ocorrerão no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, situado na BR-174, quilômetro 2, rodovia que liga Manaus a Boa Vista (RR), na sala de treinamento do evento.

O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS); e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf).

Coordenado pelo Departamento Pedagógico da Sepror, os cursos englobam atividades voltadas à piscicultura, pesca, avicultura, bovinocultura, defesa animal e vegetal, recuperação de áreas degradáveis para o plantio, comercialização, melhoramento genético, pastagem, associativismo e cooperativismo, com o objetivo de minimizar os efeitos causados pela estiagem.

O secretário da Sepror, Daniel Borges, afirma que neste período que vem afetando a produção rural devido à estiagem, os cursos mostrarão novos métodos para o desenvolvimento das atividades no campo de forma sustentável.

“Essa é a determinação do governador Wilson Lima, trabalhar por aqueles que mais precisam. Nesse período difícil de seca, vamos ser essa mão parceira do produtor rural, do pescador, do piscicultor, de todas pessoas que estão voltadas ao desenvolvimento do agro amazonense”, ressalta Daniel.

Os cursos também contam com o apoio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV).

Segundo a engenheira de pesca da Sepror, Sandra Portela, o curso “Iniciando na piscicultura: seleção de áreas”, busca levar aos produtores rurais conhecimento quanto a seleção de área para instalação de piscicultura, preparação de viveiro para recepção de alevinos e a importância da qualidade de água durante o cultivo.

“O curso também vai mostrar em como o produtor rural pode ofertar uma boa alimentação durante as fases de criação dos peixes, garantindo ao produtor uma boa produção final e consequentemente uma geração de renda”, diz Sandra.

Os cursos serão divididos em dois espaços (sala 1 e auditório). Para ter acesso ao mapa completo do evento, basta acessar o site ou redes sociais da Sepror; o mapa também estará disponível no Parque.

Programação:

Quinta-feira (26/09)

Sala 1

9h – Introdução à pesca esportiva (Idam)

10h – Manejo produtivo e inteligente na avicultura durante a estiagem (Idam)

11h – Estratégias nutricionais para bovinos na estiagem (Idam)

14h – Panorama das pragas quarentenárias dos citros no Amazonas (Adaf)

15h – Monilíase do cacaueiro e cupuaçuzeiro: panorama geral no Amazonas (Adaf)

16h – Boas práticas na manipulação de agrotóxicos com viés na saúde humana e ambiental (Adaf)

Auditório

9h – Aproveitamento de biomassa visando a recuperação e conservação em áreas agricultáveis com características visuais de baixa fertilidade (ADS)

10h – Apoio à comercialização na piscicultura regional por meio das boas práticas de manejo (ADS)

11h – Agroecologia e sustentabilidade na Amazônia: viabilidade na comercialização local (ADS)

14h – Iniciando na piscicultura: seleção de áreas (Sepror)

15h – Sanidade Aquícola (Sepror)

16h – Introdução à Aquariofilia (Sepror)

Sexta-feira (27/09)

Sala 1

9h às 12h – Reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs)

14h às 17h – Reunião do Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Ceapo)

Auditório

9h – Regularização Ambiental de Atividades Agropecuárias no Amazonas (Ipaam)

10h – Resgate da fauna silvestre (Ipaam)

11h – Melhoramento genético do tambaqui (Embrapa)

14h – Avicultura de estilo caipira – (CRMV)

15h – Manejo de pastagem – (CRMV)

Sábado (28/09)

Sala 1

9h às 12h – Mesa redonda: Dia Mundial da Raiva (Adaf)

Auditório

9h às 16h – Lideranças rurais, cooperativismo e associativismo (Sepror).

FOTO: Isaac Maia/Sepror

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome