Ser fitness é tendência, isso todo mundo já sabe. Mas a verdade é que existem vários tipos de “viciados em endorfina”. Tem quem acorde antes do sol nascer para garantir o treino, quem encaixa a musculação no horário do almoço, a galera da noite, que transforma a academia no último compromisso do dia, e até os que malham de madrugada. Mas, afinal, existe um horário certo para fazer aquele cardio ou puxar ferro?
De acordo com o personal trainer da Fórmula Academia do Shopping Ponta Negra, Gabriel Souza, a escolha do horário para treinar depende muito mais da rotina e dos objetivos de cada pessoa do que de uma regra geral. “O mais importante é incorporar a atividade física de forma regular no dia a dia. Seja de manhã, de tarde ou à noite, o treino precisa caber na rotina, para se tornar um hábito”, explica.
Ainda assim, há algumas diferenças fisiológicas que podem ser levadas em conta na escolha do horário. Segundo Gabriel, treinar pela manhã ajuda a regular o apetite e melhora o metabolismo ao longo do dia, sendo uma boa estratégia para quem busca mais disposição. Já à tarde, o corpo costuma estar com a temperatura mais elevada, o que pode favorecer à queima de gordura. À noite, por outro lado, é quando o corpo pode apresentar melhor coordenação motora e resistência física.
Para quem está focado na perda de peso, o cardio matinal pode ser uma boa escolha. “Acordar cedo para fazer um exercício aeróbico ajuda a estabelecer uma rotina mais saudável e estimula o metabolismo. A temperatura também costuma ser mais agradável nesse horário”, aponta o personal. Já para quem busca ganho de massa muscular, a ciência ainda não aponta um horário mais eficaz. “O que mais influencia nesse caso é a constância, a disciplina com os treinos e o acompanhamento adequado”, completa o personal da Fórmula Academia.
Para Gabriel Souza, o mais importante para manter uma rotina ativa é escolher um local acessível, ter acompanhamento profissional e priorizar a regularidade dos exercícios. Ele conta que aprendeu, em sua experiência com os alunos da Fórmula Academia, que cada horário faz parte de um perfil de quem quer fazer uma atividade física. “Pela manhã, temos majoritariamente pessoas mais velhas, que buscam saúde. À tarde, o público costuma ser mais jovem, focado em condicionamento e ganho de massa. Já à noite, predominam os alunos a partir dos 35 ou 40 anos, que treinam por qualidade de vida e resistência física, são aqueles que costumam pegar mais peso”, relata.
Foto: Divulgação