O evento intitulado “Popularização dos estudos com vida aquática nas comunidades rurais do Amazonas”, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), será realizado em dois municípios do estado. Em Maués (a 276 quilômetros da capital), de 2 a 4 de abril e, a segunda, em Barcelos (a 399 quilômetros da capital), de 8 a 11 de abril.
Amparado via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), edital n° 004/2023 da Fapeam, a atividade visa a difusão e a popularização da ciência para a sociedade, por meio de atividades educativas e de propagação do conhecimento técnico-científico sobre aquicultura no interior do Amazonas.
A coordenadora do evento, pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa Aquicultura na Amazônia Ocidental, Elizabeth Gusmão Affonso, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), afirma que a expectativa é estimular, principalmente, os professores das escolas públicas, que participarão com seus alunos, da atividade de popularização da ciência realizarem atividades que torne acessível os conhecimentos sobre a região.
“Ter como cenário as cidades do interior do Amazonas, este ano os municípios de Maués e Barcelos, é uma oportunidade de levar para a população, distante de Manaus, os resultados de pesquisas realizadas pelo Inpa sobre produção de peixes na Amazônia”, disse.
A programação conta com lançamento de cartilhas, três minicursos, oficinas, oito palestras e duas exposições. Informações sobre o encontro, podem ser acessadas no link (www.aquiculturainpa.com). As inscrições para os minicursos e palestras estão sendo feitas presencialmente nas escolas.
O evento é destinado a estudantes do ensino fundamental I (infantil) e II, médio, técnico, produtores, profissionais e o público em geral. A estimativa é de mil participantes.
Na primeira semana, o evento inicia sua programação em Maués com diversas atividades, tais como: Exposição “Tenda da Ciência”, com aquários com peixes e o sistema de bioflocos, ingredientes para ração; parasitos de peixes, couro de peixes, banners, jogos infantis interativos sobre Aquicultura na região Amazônica, folders e cartilhas.
Na segunda semana, os assuntos abordados vão desde exposição sobre o “Histórico da pesca de peixes ornamentais de Barcelos”, demonstração das microdietas (rações) desenvolvidas no Inpa; até atividades com as crianças: “explorando a microvida” e “entrega do aquário de papel”; distribuição de folders explicativos.
Apoio da Fapeam
“A Fapeam, anualmente, por meio do POP CT&I, oferece esta oportunidade para levar a toda a sociedade os conhecimentos de pesquisas voltadas para o desenvolvimento da Amazônia. Durante o evento, pesquisadores e alunos podem divulgar suas pesquisas e estimular a sociedade, de forma participativa, a conhecer mais sobre sua região e os avanços em CT&I na região”, enfatizou a pesquisadora.
A coordenadora afirmou, ainda, que a realização nos dois municípios do interior só é possível devido ao apoio da Fapeam, pois isto demanda recursos para deslocamento, hospedagem e toda a logística necessária para eventos fora de Manaus
POP CT&I
O POP CT&I visa incentivar e apoiar a realização de eventos de Popularização da Ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.
O evento “Popularização dos estudos com vida aquática nas comunidades rurais do Amazonas” será realizado, excepcionalmente, em abril de 2024, devido à seca dos rios ocorrida no ano passado, que impediu a sua realização.
Agenda
A Fapeam disponibiliza a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/
FOTO: Arquivo/Secom e Arquivo/Aquicultura a Amazônia Ocidental-Inpa