O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apoia o 11º Encontro de Pesquisa, Ensino e Ciências na Amazônia (Eipecam). O evento acontecerá entre os dias 4 a 9 novembro, das 8h às 12h, das 14h às 17h e das 18h30 às 21h30, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).
Amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 001/2024, da Fapeam, o evento será um ambiente de promoção de parcerias para ações acadêmicas, técnicas e científicas, que contribuam para mitigar os efeitos sociais, econômicos e ambientais provocados no Rio Solimões, no contexto de variações climáticas e degradação dos ecossistemas aquáticos amazônicos.
Para o doutor em Geografia Bruno Gomes de Araújo, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o apoio da Fapeam contribui para o desenvolvimento e integração científica, social e de empreendorismo na Região do Alto Solimões e na Tríplice Fronteira da Amazônia.
“A Fapeam é o órgão que torna possível a realização do Eipecam, essa parceria promove o maior evento científico do interior do estado, articulando projetos de pesquisa, termos de cooperação técnica e de extensão entre as maiores universidades na Pan-Amazônia”, comentou.
Eipecam
Com o tema “Rio Solimões: vida de esperança para os povos da Amazônia”, o encontro terá palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações acadêmicas, exposições artísticas e Feira de Ciências.
O evento é destinado a estudantes de escolas públicas, comunidades tradicionais da Região do Alto Solimões, acadêmicos, instituições públicas e de defesa, empreendedores locais e sociedade civil. A estimativa entre participantes, ouvintes e público rotativo é de 2 mil pessoas.
Especialistas da UEA, da Universidade Nacional da Colômbia (Unal), da Universidade Nacional da Amazônia Peruana (Unap), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), campus Tabatinga e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estarão ministrando palestras e minicursos e participando de mesas-redondas.
O evento pretende produzir um ecossistema para a conexão de projetos, por meio de atividades didático-recreativas, competições científicas, feira tecnológica, científica e de empreendedorismo. Saiba mais informações em: https://www.even3.com.br/semana-nacional-de-ciencia-de-tecnologia-do-alto-solimoes-495670/
Apoio da Fapeam
O Parev visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/
FOTO: Divulgação/Acervo Pesquisador Bruno Gomes