O evento mundial de moda acontece esta semana, do dia 18 até a próxima segunda-feira, 22 de setembro, em Londres.
A nova coleção, batizada de “Experiência Amazônica: Clãs Indígenas”, foi apresentada pelas designers Seanny Artes (Munduruku), Elisângela Oliveira (Apurinã), Cacique Sandra Cunha (Munduruku), Reby Ferreira (Munduruku), Severina Silva (Arte com Toque) e Suzete Mourão (Arte com Toque), na coleção de 12 looks, nessa passarela inclusiva, com o design e traços da cultura ancestral da Amazônia.
A proposta é mostrar vestuários inspirados nos elementos culturais e visuais dos clãs amazônicos, com grafismos, pinturas e acessórios que traduzem a identidade dos povos originários. O desfile da trupe de estilistas manauaras foi feito na St. Mary’s Church Marylebone, organizado pela Bullock Inclusion CIC, para um público de cerca de mil convidados, um evento exclusivo, fechado e pago, ávidos pelas tendencias da moda nessa passarela intercultural global.
As atenções dos convidados eram totais para a entrada na passarela das quatro modelos tipicamente manauaras e mais oito londrinos. “Colocamos na passarela para o ‘passeio de catwalk’ (andar de gato ou passo elegante) nossos modelos Reby Ferreira (Munduruku), Marcos Vinícius (Munduruku), Amirla Pires (Apurinã) e Suzete Mourão (Arte com Toque). Os outros modelos fazem parte do ‘casting’ da própria Bullock Inclusion CIC”, contou Reby, que também acumula a função de a CEO da MI Moda Indigena.
A idealizadora do projeto de moda indígena, a estilista Seanny Munduruku, lidera o grupo de ‘designers’ e orienta sobre o evento que e o Olimpo da moda mundial, onde os maiores criadores de moda mundiais vem para exibir na vitrine as tendencias para a moda que estará nas vitrines em 2026. “Foi uma experiência nova e incrível. É a primeira vez que estamos trabalhando com uma organização de Moda em Londres totalmente inclusiva”, conta Seanny que foi um momento excelente de aprendizado por causa do outro projeto, o Arte com Toque (para pessoas com Deficiência Visual).
“Tivemos uma representatividade no nosso grupo e possibilitamos esse intercâmbio cultural e inclusivo através da moda”. ela diz que Foram muito bem recebidos e o evento foi perfeito. “Muitas pessoas vieram até nós querendo conhecer mais sobre o projeto e de fechar outras participações e parcerias em Londres”. Ela observou, o que mais tocou as pessoas foi o trabalho em coletivo, e principalmente, a forma como feita a arte com retorno real as comunidades, focando sempre no ensino para pessoas com pouco acesso a arte educação. “Isso foi o que mais sensibilizou as pessoas sobre a marca, porque é uma marca de Moda Indígena com propósito e com retorno social”, conclui Seanny.
Na sua fala ao final do desfile a CEO Reby agradeceu a recepção calorosa do publico; “O futuro é a Amazônia. E a Amazônia está viva em nós. Somos uma marca sobre a floresta, o rio e os povos indígenas. Somos quatro mulheres dos povos Munduruku e Apurinã. E estamos muito felizes por estar aqui hoje e sou grata à Samanta e à Bullock Inclusion por nos convidarem. Obrigada”, assinou.
Temporada europeia
As próximas etapas da temporada europeia 2025 da MI Moda Indígena, este ano levou mais dois projetos que compõem a cultura amazônida, o de arte visual (pintura sobre tela) Arte com Toque, feito por artistas com deficiência visual, e as oficinas de dança Caxiri na Kuia e Carimbó, que serão realizados na Austria, Italia e França.
A Bullock Inclusion CIC é uma organização de Moda Inclusiva em Londres reconhecida pela London Fashion Week. A criadora da organização, Samanta Bullock, é uma designer de moda deficiente físico-motora, sendo usuária de cadeira de rodas. Todas as marcas de moda representam alguma forma de inclusão e minorias (sejam de gênero, culturais ou sociais). É um espaço de acessibilidade e inclusão social.
London Fashion Week
O British Fashion Council (BFC) realiza a London Fashion Week, apresentada pela 1664 Blanc (LFW), de quinta -feira, 18 a segunda-feira, 22 de setembro. O evento está sendo lançado pelos realizadores como uma nova e ousada área para a moda britânica, com a LFW de setembro marcando a temporada de estreia de Laura Weir como CEO do BFC.
O evento dará ênfase renovada à relevância cultural, ao alcance internacional e ao apoio significativo aos designers.
Destaques do LFW
A programação conta com 158 designers e organizações, 50 desfiles, 19 apresentações , 4 compromissos, 76 eventos e 25 ativações digitais.
As Celebrações dão enfase a incubadora de talentos de longa data FASHION EAST comemora seu 25º aniversário, a ROKSANDA está comemorando 20 anos, a ERDEM completa 20 anos, a LN-CC L8TE comemora o 15º aniversário da loja em colaboração com a LACOSTE , a Erin O’Connor’s comemora 30 anos de contribuição para a indústria da moda e a Sprayground estreia em Londres para comemorar os 15 anos da marca.
Ícones Britânicos na programação, incluindo BARBOUR , BURBERRY , EMILIA WICKSTEAD, STEPHEN JONES e SIMONE ROCHA.
Nesta temporada, a JW ANDERSON realizará um evento noturno especial em colaboração com o BFC para celebrar o relançamento da marca.
A noite será capturada pelas lentes da câmera com inteligência artificial do Google Pixel para contar a história de uma forma única e criativa.
Nesta temporada, o BFC está colaborando com o criador de conteúdo e comentarista de moda, LYAS , para organizar uma watch party para a designer DILARA FINDIKOGLU , convidando o público a aproveitar o desfile junto com ele enquanto ele acontece.
A H&M está retornando à programação com o desfile ‘THE LONDON ISSUE’ para revelar suas coleções Outono/Inverno 2025 em uma celebração que desafia gêneros, trazida à vida por um extraordinário coletivo criativo com Katie Grand e Jacob K.
O eBay apresentará o desfile Endless Runway, com curadoria da Diretora de Estilo de Peças Usadas do eBay, Amy Bannerman. O desfile destacará looks usados de estilistas britânicos renomados, incluindo ERDEM , AHLUWALIA e CONNER IVES , que também incorporarão peças usadas em suas próprias coleções Primavera/Verão 2026. Assista e compre o desfile aqui .
O sócio principal da BFC NEWGEN, a Pull&Bear e o designer da BFC NEWGEN, LUEDER, farão uma festa exclusiva após o desfile.
Conversas Brilhantes: Os painéis de discussão programados incluem BFC x ELLE Collective sobre o poder da criatividade britânica; a série City Wide Celebration “At Home With” London com Aaron Esh e LABRUM London , moderada por Hetty Mahlich ; Recalibrating Fashion’s Inclusivity Lens: With Purpose and Action com James Corbin e MC Barnes e Perfect Magazine e a série de painéis de discussão diurnos focados em estilo da H&M&180, realizados no 180 The Strand.
A LFW dá as boas-vindas a ASHLEY WILLIAMS de volta à programação. DREAMING ELI , LUCILA SAFDIE , MAXIMILIAN RAYNOR e NANUSHKA entram na programação pela primeira vez.
Em um momento significativo de intercâmbio cultural, a renomada marca de design indiana AK | OK Anamika Khanna fará sua estreia na LFW, refletindo o novo compromisso do BFC com a colaboração internacional e a recepção de talentos globais.
HARRY LAMBERT lança uma coleção DISNEY X ZARA na SELFRIDGES.
Os designers do BFC NEWGEN que estarão expondo física e digitalmente incluem AARON ESH, ALETTA, CHARLIE CONSTANTINOU, EWUSIE, JOHANNA PARV, KAROLINE VITTO, KAZNA ASKER, LIZA KEANE, LOUTHER, LUEDER, OCTI, OSCAR OUYANG, PAULINE DUJANCOURT, STEVE O SMITH, TOLU COKER, THE OUZE, THE WINTER HOUSE e YAKU.
Nesta temporada, tem seis designers participando do DiscoveryLAB, que apoia designers emergentes que ainda não atendem aos principais critérios de programação para apresentar suas coleções na LFW. Entre os designers, estão FRANCESCA LAKE, GEORDIE CAMPBELL, RIVERPEACE.CO, APAR, KEIGAKEIGA e ELECTROFORMING CHIYANG DUAN.
A Vogue britânica e a Nike estão promovendo uma aquisição imersiva na Corner Shop, bem ao lado do LFW Show Space, na 180 Strand.
A LFW será encerrada na segunda-feira à noite com uma festa organizada pela BFC X OUTLANDER MAGAZINE com apoio da 1664 Blanc e Sol de Janeiro.
O British Fashion Council agradece ao seu Parceiro Principal, 1664 Blanc, e a todos os parceiros e apoiadores cujo comprometimento torna a LFW possível: Parceiro Oficial – Dylon, eBay, Google Pixel, Hu Bing Selects, Lee Kum Kee, Pandora, Sol de Janeiro, Sprayground, The Londoner, TONI&GUY, Governo de Sua Majestade e Prefeito de Londres. Apoiadores Oficiais – MALIN+GOETZ, Ocean Outdoor e YOSEIDO Cosmetics.
Foto: Jully Leslly