O espetáculo ‘As Cores da América Latina’, da Panorando Cia e Produtora, é indicado ao 34º Prêmio Shell de Teatro. A produção amazonense concorre à categoria ‘Destaque Nacional’, inédita nesta edição e com o objetivo de ampliar as chances de visibilidade para espetáculos de todo o país. O anúncio da premiação será nesta terça-feira (12/03), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
É a primeira vez que o Amazonas está entre os finalistas da premiação nacional, que reconhece os melhores profissionais da classe teatral. No ano passado, o espetáculo foi apresentado no Teatro Amazonas, durante o 11º Festival Amazonas de Dança e o 17º Festival de Teatro da Amazônia, ambos realizados com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Recentemente, o espetáculo realizou uma circulação com apresentações gratuitas em praças, parques e espaços alternativos da capital amazonense. Os artistas levaram a arte e interagiram com o público na Fundação Doutor Thomas, Parque Ponte dos Bilhares, Praça do Manoa, CSU do Parque 10 e Praça do Leme (Compensa).
Também em outros estados, “As Cores da América Latina” foi apresentado no 14º Festival Amazônia Encena na Rua (Porto Velho/RO) e no 31º Festival de Inverno de Garanhuns (Pernambuco/RE).
O diretor da Panorando Cia e Produtora, Fábio Moura, comemora a indicação do espetáculo que envolve uma intensa pesquisa sobre expressões artísticas, como dança, teatro e circo.
“Ficamos completamente extasiados! É o principal prêmio das artes cênicas no Brasil, e pela primeira vez, criaram uma categoria para reconhecer os principais espetáculos estreados em todo o país em 2023. Essa indicação representa muito também porque reafirma o caminho que estamos seguindo explorando as fronteiras entre a Dança e o Teatro, a cultura popular e a cena. Então além do espetáculo em si, a nossa pesquisa geral também tem sido reconhecida e valorizada”, afirma.
Na categoria ‘Destaque Nacional’ do 34º Prêmio Shell de Teatro também concorrem à premiação, espetáculos da Bahia, Paraná e de Minas Gerais.
As Cores da América Latina
O espetáculo é inspirado em três manifestações culturais latino-americanas: Fiesta de la Tirana (Chile), Huaconada (Peru) e Cavalo-Marinho (Brasil). Os artistas performatizam envolvendo expressões artísticas, como dança, teatro e circo. A estética visual marca por suas cores fortes e vibrantes, e os personagens usam máscaras de Fofão – figura do tradicional Carnaval Maranhense.
A direção geral de Fábio Moura e a coordenação artística de Talita Menezes. Carol Nunes, Fernando C. Branco, Marcos Telles, Talita Menezes e Reysson Brandão são bailarinos e responsáveis pela produção.
Panorando
Fundada em 2016, a Panorando Cia e Produtora integra profissionais das artes em Manaus. Desde 2017, o grupo atua como produtora de eventos e de espetáculos de dança e teatro.
A companhia também conta com o Espaço Flow, situado no Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus. No espaço são ofertados cursos para diversos públicos, especialmente na área da dança.
Para o ano de 2024, a Panorando prepara uma intensa programação com uma circulação do espetáculo ‘Sodade’, em três cidades do Amazonas; nova edição do ‘Festival 5 Minutos em Cena’; e estreia do espetáculo “Aboio”, que se inspira na figura do Boi no Brasil.
FOTO: Divulgação