Escolas do município de Manacapuru recebem o projeto Guardiões da Amazônia, que promove a sustentabilidade entre jovens

Iniciativa visa capacitar estudantes da rede municipal para que se tornem agentes de transformação ambiental, expandindo o projeto para outros municípios do Amazonas

0
29

O município de Manacapuru, no interior do Amazonas, é o primeiro a receber o projeto Guardiões da Amazônia, uma iniciativa focada em promover a sustentabilidade entre os jovens da região. O objetivo é conscientizar os jovens sobre a importância da preservação ambiental e incentivá-los a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

A primeira edição do projeto foi realizada nesta terça-feira, primeiro de abril, e quer mostrar que ser um “guardião da Amazônia” vai além da preservação ambiental, abrangendo diversas áreas de atuação, como indústria, educação, cultura, eficiência energética e gestão de água e saneamento. O foco está em capacitar os jovens para que compreendam as múltiplas possibilidades de contribuir para a sustentabilidade dentro do contexto do Amazonas.

“Nosso principal objetivo é formar uma geração de jovens com uma visão ampla de sustentabilidade, prepará-los para os desafios do futuro e oferecer as ferramentas necessárias para que eles se tornem profissionais comprometidos com a preservação da Amazônia, multiplicadores do que estão vivenciando aqui”, explica Bellmond Viga, diretor do projeto.

A primeira escola a receber o Guardiões da Amazônia foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Beatriz Bezerra. Os estudantes puderam visitar várias estações, como a de reaproveitamento de alimentos, que seriam descartados e foram transformados em pratos com alto valor nutricional; reaproveitamento de peças de eletrônicos; oficina sobre compostagem; gincanas e várias outras atividades.

“Muito obrigado ao projeto que veio até a escola. Eu não sabia nem o que era sustentabilidade”, disse um aluno.

Para o gestor, Havilmar Alves, é um privilégio a escola ter sido completada com o Guardiões. “Receber um projeto que vai alcançar quase mil alunos na cidade, que serão multiplicadores dessas informações sobres sustentabilidade junto as suas famílias, a sua comunidade, ao nosso município é muito gratificante”, destaca.

Na quarta-feira, dia 02 de abril, será a vez da escola municipal Raimundo Geraldo receber o projeto que depois vai seguir para escolas dos municípios de Anori e Codajás com apoio da TAG (Transportadora Associada de Gás).

Sobre a TAG

A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás natural do país, com mais de 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de dez estados brasileiros. São 3.700 km na região costeira do Brasil – nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro -, e outros 800 km no Amazonas.

A TAG é apoiadora da primeira edição do projeto, ampliando oportunidades de desenvolvimento socioambiental para o interior do Amazonas.

Foto: Divulgação

Deixe uma reposta

Por favor deixe seu comentário
Digite seu nome