Como sair de São Paulo e chegar a Belém (PA) carregado de propósito? A resposta está na parceria entre Scania, SENAI-SP, Ultragaz, LOTS Group e Itaipu Norte, que juntos cruzam o interior do Brasil em caminhões movidos a biometano — combustível renovável gerado a partir de resíduos orgânicos. Esta viagem leva aos participantes da COP30 (30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas) uma experiência única de imersão nos conceitos e práticas da Economia Circular, por meio da Escola Móvel do SENAI-SP.
“O projeto mostra a distância que existe entre ambição e ação – aqui concretizada em fazer a rota com uso de um combustível renovável”, diz Patricia Acioli, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Operação Industrial da Scania. “Mais do que apontar os desafios de infraestrutura, queremos levantar possibilidades, evidenciar eficiência logística e mostrar que por meio de parcerias é possível escalar a tecnologia e fortalecer o ecossistema de transporte e logística. Isso tudo com um elemento educador e acessível relevante”, complementa.
Do ponto de partida em São Bernardo do Campo, hub industrial da Scania, até o destino no SENAI-PA, em Belém (PA), serão mais de três mil quilômetros percorridos, com uma parada especial no SENAI-DF, em Brasília.
“Entre dezembro de 2024 e maio deste ano, percorremos 31 cidades do Estado de São Paulo, levando conscientização sobre a necessidade de transformar os modelos tradicionais de produção e consumo ao promover a economia circular desde o design inteligente até a reutilização de materiais. E o ponto final foi a participação no Fórum Mundial de Economia Circular, realizado na capital paulista”, conta Getulio Rocha Junior, gerente de Infraestrutura e Suprimentos do SENAI-SP. “Sensibilizar a sociedade sobre a urgência de repensar comportamentos em prol da sustentabilidade é essencial, um movimento que iniciamos no ano passado e que integra ações práticas aos objetivos da COP30”, completa.
A energia que movimenta a Escola Móvel até a cidade-sede da COP30 é o biometano — combustível 100% renovável produzido a partir da purificação do biogás, gerado pela decomposição de resíduos agrícolas, urbanos e lodo de esgoto, fornecido pela Ultragaz, pioneira no setor de energia.
“Para a Ultragaz, fomentar parcerias que provoquem mudanças e promovam a infraestrutura necessária para o uso do biometano é essencial para liberar todo o potencial desse energético, capaz de posicionar o Brasil como referência em descarbonização. Afinal, o biometano representa uma oportunidade concreta de alavancar a redução de emissões de carbono de frotas pesadas e indústrias, além de impulsionar a transição energética no país”, enfatizou Erik Trench, Diretor de Gases Renováveis da Ultragaz.
O percurso foi cuidadosamente estruturado com apoio da LOTS Group, braço logístico da Scania. Garantindo alta eficiência logística, o trajeto sai da região Sudeste, passa pelo Centro-Oeste e segue até Belém, mesmo diante dos desafios de infraestrutura no país. Toda a operação será monitorada em tempo real pelo Centro de Comando Digital (DCC) da LOTS, assegurando precisão no acompanhamento da frota, otimização do trajeto e sinergia entre as empresas envolvidas.
Segundo Edson Guimarães, CEO LATAM da LOTS Group, a iniciativa reforça a visão de futuro da companhia. “A Rota para Belém é um passo decisivo para mostrar ao mundo que o Brasil já tem condições de liderar a transformação para a logística sustentável. Mais do que realizar a transição energética de frotas, neste projeto, provamos que a eficiência nasce da combinação entre tecnologia, inteligência de dados e a real colaboração entre empresas por meio da dedicação e experiência de profissionais altamente capacitados. Ao lado de parceiros como Scania, Ultragaz e SENAI-SP, levamos à COP30 um exemplo concreto de que é possível rodar caminhões de ponta a ponta do país com inovação, redução de emissões e impacto social positivo.”
Mais do que inovação tecnológica, a rota também será marcada pelo protagonismo feminino: uma motorista da LOTS Group conduzirá o caminhão até Belém. A participação integra o programa Elas no Volante, criado para ampliar a representatividade das mulheres no transporte rodoviário de cargas — um setor historicamente masculino.
“Esse projeto é ainda mais especial porque contará com o protagonismo de uma motorista da LOTS à frente de um caminhão movido a biometano, simbolizando diversidade e inclusão em um setor desafiador”, destaca Guimarães.
“Participar deste movimento reforça nosso compromisso com um futuro mais sustentável. A COP30 é um marco para reforçar que os setores de transporte e logística podem liderar a transição para uma economia de baixo carbono, e estar ao lado da Scania nos motiva a seguir fortalecendo esse papel”, comentou Glaycon Dias, diretor regional da Itaipu Norte, concessionária Scania do Grupo WLM.
Escola Móvel do SENAI-SP
A Escola Móvel do SENAI-SP oferece uma aula imersiva sobre os principais conceitos da Economia Circular, desvendando seus princípios, benefícios e possibilidades de transformação.
O modelo atual de produção e consumo segue uma lógica linear — extrair, fabricar, usar e descartar. Já a Economia Circular busca reproduzir a lógica da natureza, promovendo reutilização, reparo e reciclagem, mantendo materiais em uso por mais tempo e reduzindo o impacto ambiental.
Biometano
O biometano pode ser gerado de restos agrícolas, dejetos de animais, resíduos da agroindústria e lodo sanitário urbano. O Brasil possui 14 plantas com capacidade total de 900 mil m³ por dia, mas o potencial teórico é de até 120 milhões de m³.
A Scania foi pioneira no país ao apresentar caminhões movidos a GNV e/ou biometano e GNL, em 2018. Desde 2019, já foram vendidas 2 mil unidades, com reduções de emissões de CO₂ de até 90%.
Seus motores ciclo Otto são 100% a gás e têm garantia de fábrica, baixo ruído e segurança elevada, com potências de 280 a 460 cavalos e trações 4×2, 6×2 e 6×4.
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