O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Maria Eva dos Santos, localizado em Presidente Figueiredo (distante a 117 quilômetros de Manaus), recebeu o Relógio da Paz, instrumento pedagógico que integra o projeto Escola em Paz, implementado em 2023 pelo Núcleo Permanente de Autocomposição de Conflitos (Nupa), no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.
O Ceti foi a primeira escola do interior do estado a receber, na sexta-feira (29/11), o Relógio da Paz, em cerimônia que contou com a presença da secretária executiva adjunta da inteior da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Ana Maria Araújo, juntamente com a coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa) do Ministério Público, promotora de Justiça Yara Marinho, e a comunidade escolar.
Durante o evento, a importância da promoção de uma convivência harmônica entre alunos e professores foi reafirmada, com discursos voltados para os valores de respeito e empatia.
“Nós ficamos muito felizes de estar nesse momento trazendo para esses alunos a cultura de paz, onde eles vão trabalhar essa questão nas escolas todos os dias”, afirmou a secretária Ana Maria Araújo.
Ambiente de Paz
O Relógio da Paz é um instrumento pedagógico que simboliza o compromisso com a pacificação social e a prevenção de conflitos no ambiente escolar. Semanalmente a escola terá o Minuto da Paz, onde os alunos participarão de atividades em que poderão estreitar os laços de amizade criados durante a estadia na unidade de ensino.
“A primeira escola do interior do estado a ser agraciada pela entrega do Relógio da Paz realmente é uma escola que abraçou o projeto, e pretende continuar com todas essas etapas até alcançar o selo da paz”, ressaltou a coordenadora do Nupa, promotora de justiça, Yara Marinho.
Para o gestor da unidade escolar, Joseilson Dantas, a relação entre a comunidade escolar é de uma segunda grande família. Por ser um centro de ensino de tempo integral, os alunos acabam convivendo uns com os outros na maior parte de seus tempos durante a semana.
Além disso, para ele as atividades semanais são importantes para que os alunos criem novos hábitos e aprendam a importância do diálogo como principal solução para problemas.
“Para nós, tem sido significativo. Nós já observamos a melhoria no comportamento dos alunos, e acabamos por encontrar um excelente caminho para um melhor desempenho deles”, celebrou.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar